TROCA DE LIVROS E GIBIS NA BIBLIOTECA PÚBLICA DO AMAZONAS

É com prazer que publico esse post, que na verdade aguardava a vez desde o final do mês de junho de 2016 quando tive a oportunidade de acompanhar uma das edições da Feira de Troca de Livros e Gibis organizada pela Biblioteca Pública Estadual do Amazonas, ação que está se firmando como uma das mais bacanas iniciativas de estímulo à leitura na cidade de Manaus.

A ideia de publicar só agora se deve ao fato de que acontecerá domingo, dia 31 de julho, no horário das 9:00 às 13:00 horas outra edição do evento e o objetivo é ajudar na divulgação, tendo em vista que tais atividades tem contribuído para incentivar a frequência de pessoas no ambiente da Biblioteca Pública em um dia pouco usual.

Parabenizo toda a equipe da Biblioteca Pública, em especial o bibliotecário David Carvalho que está a frente desse projeto, que aproveitou para  falar um pouquinho sobre o trabalho (confira no vídeo abaixo)

As imagens aqui contidas se referem a realização da edição do mês de junho (período em que estava em Manaus) onde pude observar o êxito do evento, bem como encontrar vários colegas bibliotecários entusiasmados com a movimentação que estava ocorrendo, além do público em geral que parecia satisfeito por estar ali desfrutando do espaço e das possibilidades que se abriam por meio de novas leituras.

Encontrei inclusive um exemplar de meu livro infantil Lia sempre lia que alguém havia lido e já estava exercitando o desapego!

Quer saber como a proposta funciona?

Basta chegar na Biblioteca Pública levando os livros e gibis que se quer trocar!

É importante saber que só serão aceitos livros das seguintes categorias: Literatura geral; Literatura brasileira; literatura infantil; gibis e mangás; livros relacionados à Amazônia; biografias e Artes.

Todos devem estar bem conservados!

No balcão de atendimento, os bibliotecários e/ou funcionários fazem uma triagem para verificar se os livros estão em boas condições e se encaixam no perfil definido para trocas. Se sim, cada livro ou gibi é trocado por um cupom.

Cada cupom dá direito a um livro ou gibi (livro por livro; gibi por gibi) de acordo com o que foi levado para trocar).

Todos os materiais ficam expostos em grandes mesas ou nas estantes espalhadas do salão de leitura e até nos assentos onde estão os livros infantis.

MAS ATENÇÃO: Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, teses e dissertações, enciclopédias, código civil, legislação, informática, cunho religioso e autoajuda.

Uma das coisas que mais gostei foi poder observar crianças e jovens desfrutando do acervo ali mesmo...com atenção e curiosidade!

Outra coisa linda foi conhecer o grupo Loucos por Livros. Eles inclusive criaram cartazes e faixas para divulga sua presença no evento.

Conversei com a jovem Lilian Souza, que contou sobre a alegria de poder reunir os amigos para desfrutar de uma programação voltada para a leitura em pleno domingo. Todos reconhecem a ação como uma grande ideia.

Não pude deixar de registrar esse encontro e posei junto com essa juventude (olha eu ai na foto). Uma maravilha vê-los tão satisfeitos.

Desde 2013 (quando a Biblioteca Pública do Amazonas foi reaberta) tenho esperado que esse espaço tão importante para a cultura da cidade de Manaus dê sinais de vitalidade. Passados três anos, somente agora por meio desse projeto algo está acontecendo e por isso mesmo tem atraído a atenção de um público ávido por leitura.

É excelente poder acompanhar propostas a custo zero, que estão dando certo para estimular o uso da Biblioteca Pública em Manaus!

Além de tantas coisas boas, não posso deixar de registrar o encontro com a bibliotecária Katty Anne Nunes! Sempre um prazer encontrar essa amiga!

A Biblioteca Pública do Amazonas, está localizada na Rua Barroso, s/n, Centro.