O TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE MANAUS: COM AMIGOS DO NEPECAB

Com  os professores José Aldemir de Oliveira e Paola Santana Ferri.

Foi com enorme satisfação que na tarde de hoje, segui para a Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira - NEPECAB, para levar para o querido Professor José Aldemir de Oliveira, um exemplar do livro "O transporte coletivo urbano de Manaus: bondes, ônibus de madeira e metálicos".

José Aldemir, foi meu orientador no mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), entre os anos de 2001 e 2003. Sempre me orgulhei muito disso. Batalhei para ser sua aluna quando ainda era graduanda no curso de Biblioteconomia (ele não lembra disso), havia assistido uma de suas palestras sobre cidade e passei a acreditar que ele poderia me conduzir e orientar sobre o volume de dados que havia levantado referente ao transporte coletivo urbano de Manaus.  

O resultado foi positivo e hoje todo o empenho deu origem ao livro, que consiste em uma reflexão baseada no montante de 1.904 fontes primárias que remontam a trajetória histórica do transporte coletivo urbano de Manaus, no período entre 1896 a 1980. O livro será lançado em Manaus, no dia 12 de agosto de 2014, no Les Artistes Café-Teatro (as 15 horas).
....

O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira - NEPECAB, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, tem entre outros objetivos promover estudos voltados para o desenvolvimento de cidades, com ênfase para as cidades do Estado do Amazonas. 

Foto: Gercy dos Santos

Comentários