ENCONTRO COM AUXILIARES DE BIBLIOTECAS DA SEMED - MANAUS

No dia 8 de agosto foi realizada em Manaus, a II Reunião do Programa de Melhoria das Bibliotecas Escolares da Divisão Distrital Zona Central Centro-Sul – SEMED com auxiliares de bibliotecas da rede pública municipal. A atividade, criada com o objetivo de compartilhar e avaliar as ações realizadas semestralmente, visa também promover o planejamento de novas ações, além de ser um momento propicio para o diálogo frente aos desafios no ambiente das bibliotecas escolares.

Foi por meio do convite da Bibliotecária Katty Anne Nunes que tive a oportunidade de participar desse encontro. A ideia era falar sobre a importância da leitura e contar um pouco da minha experiência com o tema. Na oportunidade, claro, apresentei para esse público adulto, meus livros infantis Lia sempre Lia e Leo e seus amigos, os livrinhos

Além dos meus próprios livros, sempre que trabalho a questão da leitura procuro apresentar livros que considero especiais e dessa vez optei por A grande fábrica de palavras, de Agnes de Lestrade.  O livro encanta pela beleza do texto e das imagens e conforme aponta a sinopse extraída do site da Livraria Cultura, trata-se de "um país onde as pessoas quase não falam. Nesse estranho país, é preciso comprar as palavras para poder pronunciá-las. O pequeno Philéas precisa de palavras para abrir seu coração à doce Cybelle. Resta saber fazê-lo se tudo o que ele tem vontade de dizer à Cybelle custa uma fortuna."

Em todas as leituras feitas, foi especial perceber os olhos das professoras que atuam nas bibliotecas, atentos as narrativas. O decorrer da tarde foi produtivo, pois entre outras coisas pudemos falar um pouquinho das nossas vivências numa troca bastante positiva de experiências.

Houve também momento para fotos com Lia sempre lia e até autógrafos para as interessadas em adquirir o livro. Ao final, juntamos a equipe para uma imagem conjunta desse momento que foi muito animado.

Me senti muito satisfeita com o convite de Katty Nunes e deixo neste post uma fala sua sobre a importância desses encontros:
...sempre tento trazer para essas reuniões alguma experiência/atividade que busque acrescentar algo na prática das auxiliares de biblioteca, para que cada vez mais se melhore o trabalho nas bibliotecas e salas de leitura. Não gosto de reuniões em que apenas falamos dos problemas e repassamos demandas, por isso a importância de exemplos que nos ajudem a solucionar entraves.
Agradeço a querida Katty e aproveito para parabenizá-la por seu trabalho junto a essas profissionais que mesmo diante das dificuldades demonstram gosto por atuar no ambiente das bibliotecas escolares.

Estiveram presentes,13 das 25 auxiliares de bibliotecas que fazem parte do quadro de profissionais dessa Divisão.