ESPAÇOS URBANOS NA AMAZÔNIA: VISÕES GEOGRÁFICAS


Quando criei o Caçadores de Bibliotecas, a ideia inicial era apenas realizar comentários sobre lugares visitados como museus e bibliotecas, contudo as coisas tem se ampliado e não posso deixar de registar aspectos tão interessantes que acontecem em minha vida, como por exemplo, a publicação do livro Espaços urbanos na Amazônia: visões geográficas, no qual tive um artigo inserido.

Organizado por José Aldemir de Oliveira (meu orientador no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia), o livro consiste numa coletânea de estudos relacionados a Amazônia urbana e sua relação, em grande maioria, com o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira - NEPECAB.

É fruto também do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. No livro estão contidos textos muito interessantes, como por exemplo, o de minha amiga Maria Evany do Nascimento "Memória e patrimônio nos espaços públicos da cidade: monumentos escultóricos do centro histórico de Manaus", e tantos outros.

Meu artigo, intitulado "O transporte coletivo urbano de Manaus: fragmentos de sua evolução (1896-1980)" aponta dados sobre os bondes, os ônibus de madeira e os veículos metálicos numa Manaus de diversos tempos. Um tema que sempre me instigou enorme paixão.

Hoje passei para apanhar meus exemplares e, claro, registrei o momento. Aproveito o ensejo para agradecer ao querido Professor José Aldemir por acreditar que eu, assumidamente bibliotecária, poderia estudar por meio do uso de fontes primárias, um pouco da Geografia e sua nuances.

Obrigada Professor, por tudo!

Comentários

  1. Parabéns Soraia!!Você é a prova de que o bibliotecário pode atuar em todos os campos do conhecimento.Adorei ser sua aluna!

    ResponderExcluir
  2. Valeu minha linda! Tenho ótimas recordações de seus olhos na sala de aula. Um professor sempre capta isso. Grande beijo para você!

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho, parabéns, um abraço: Acrisio - BH/MG

    ResponderExcluir

Postar um comentário