MUSEU CASA DOS CONTOS - OURO PRETO - MG - BRASIL


Um dos prédios históricos que considero mais bonito de Ouro Preto é a Casa dos Contos que dispõe de um precioso museu com acervo voltado para a evolução da nossa Moeda, bem como apresenta mobiliário e objetos diversos, estantes e documentos manuscritos e uma senzala no subsolo.


A primeira vez que visitei, imaginei que o nome estava relacionado à literatura, contudo, enorme engano. Deve-se a relação do casarão com a cobrança de impostos na época da capitania em Minas. Foi construído entre 1782 e 1787 a mando de João Rodrigues de Macedo, um rico português enviado pela coroa para cobrar impostos.


Era comum que as construções atendessem a duas finalidades, moradia e negócios e essa edificação além de ter recebido importantes personalidades da época, está relacionada a Inconfidência Mineira e serviu até de prisão para alguns dos Inconfidentes, inclusive em uma das salas o poeta Cláudio Manoel da Costa foi encontrado morto. Suicídio ou assassinato? Quem poderá saber...


A visita à senzala dessa enorme casa colonial é algo impressionante. Sombria, gelada, escura. Hoje há uma exposição contendo instrumentos de tortura, bem como outros tipos de objetos que não condizem com o local...


O Museu periodicamente apresenta exposições temporárias em suas áreas térreas. Possui ainda um espaço de biblioteca, ou sala de pesquisa. Lá funciona o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, sobre o local, farei uma postagem a parte.


Visitei a Casa dos Contos umas quatro ou cinco vezes e para ilustrar, posto um desses momentos nesta foto com meus filhos Phellipe e Camila em 2009.

Foto do prédio: sgtrangel/Panoramio
Outras fotos: Soraia Magalhães

Comentários

  1. Soraia, também sou amante de livros e bibiotecas. Você tem bom gosto - além de ser muito bonita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário