CENTRO DE ESTUDOS DO CICLO DO OURO - CASA DOS CONTOS - OURO PRETO - MG

Para quem não sabe, a Casa dos Contos de Ouro Preto possui um valioso acervo documental que data dos séculos 18 e 19 e faz parte do Centro de Estudos do Ciclo do Ouro. Consiste numa biblioteca especializada que disponibiliza informações referentes a:

...folha de pagamento de funcionários da capitania, cartas, instruções e ordens régias, arrematação de contratos e registros de rendimentos de diversos impostos como dízimos, direitos de entrada e de passagem, ofícios de justiça e fazenda, quinto do ouro e capitação de escravos, subsídios voluntário e literário, contas corrente, receita e despesa, dentre outros. Apresenta também documentação pessoal de contratadores e livros da Superintendência e guarda-moria de terras e águas minerais.
Além do belíssimo Museu, a Casa possui boa área reservada para estudos e conforme podemos ver nas fotos, o acervo está acondicionado em estantes antigas e envidraçadas. Possui mesas amplas e o espaço é bem iluminado.

Muito bom saber que os pesquisadores mineiros e todos os interessados podem ter acesso à materiais de um período histórico tão marcante do Brasil de forma facilitada. Boa parte dos documentos podem ser consultados em máquinas leitoras de microfilmes.

Fui bem recebida na Casa dos Contos e no Centro e Estudos do Ciclo do Ouro por funcionários muito atenciosos!

Dados disponíveis em: SIAAPM

Foto da fachada: Sgtrangel/Panoramio