ESPAÇOS URBANOS NA AMAZÔNIA: VISÕES GEOGRÁFICAS

Quando criei o Caçadores de Bibliotecas, a ideia inicial era apenas realizar comentários sobre lugares visitados como museus e bibliotecas, contudo as coisas tem se ampliado e não posso deixar de registar aspectos tão interessantes que acontecem em minha vida, como por exemplo, a publicação do livro Espaços urbanos na Amazônia: visões geográficas, no qual tive um artigo inserido.

Organizado por José Aldemir de Oliveira (meu orientador no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia), o livro consiste numa coletânea de estudos relacionados a Amazônia urbana e sua relação, em grande maioria, com o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira - NEPECAB.

É fruto também do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. No livro estão contidos textos muito interessantes, como por exemplo, o de minha amiga Maria Evany do Nascimento "Memória e patrimônio nos espaços públicos da cidade: monumentos escultóricos do centro histórico de Manaus", e tantos outros.

Meu artigo, intitulado "O transporte coletivo urbano de Manaus: fragmentos de sua evolução (1896-1980)" aponta dados sobre os bondes, os ônibus de madeira e os veículos metálicos numa Manaus de diversos tempos. Um tema que sempre me instigou enorme paixão.

Hoje passei para apanhar meus exemplares e, claro, registrei o momento. Aproveito o ensejo para agradecer ao querido Professor José Aldemir por acreditar que eu, assumidamente bibliotecária, poderia estudar por meio do uso de fontes primárias, um pouco da Geografia e sua nuances.

Obrigada Professor, por tudo!