MUSEU DE CIÊNCIA E TÉCNICA DA ESCOLA DE MINAS - OURO PRETO

O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas está localizado na cidade de Ouro Preto e funciona no antigo Palácio dos Governadores. Possui um dos maiores acervos de rochas e minerais de todo o mundo, além de vários outros setores relacionados à ciência. Possui também uma Biblioteca de Obras Raras.

O prédio, que data de 1741, já foi Escola de Minas de Ouro Preto e nos dias atuais está vinculado a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

É um Museu enorme e suas coleções estão divididas por setores como: Mineralogia, História Natural, Mineração, Metalurgia, Física, Astronomia, Topografia, Desenho e a Biblioteca de Obras Raras.

Essa visita ocorreu com meu querido amigo Peter e ambos comentávamos que o lugar é ideal para levar alunos. Numa determinada sala por exemplo, se tem uma ideia de como deve ser o interior de uma mina de ouro. Numa outra, é possível realizar pequenas experiências com brinquedos que criam enorme curiosidade sobre questões relacionadas a Física.

Não fui muito feliz nessa visita. Apesar do riquíssimo acervo, não é permitido fazer imagens. Argumentei que era para divulgação dos serviços, mas não teve jeito. As fotos que posto aqui foram realizadas em ambientes que não tem relação com as salas e acervos museológicos.

O que mais me decepcionou porém foi não tido acesso visual à Biblioteca de Obras Rara. Gostaria de divulgá-la pois creio que pouquíssimas pessoas sabem de sua existência. De qualquer forma, pesquisei sobre o local e farei uma postagem a parte.

Visitei o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, num dia de intensa chuva. Não sei se por isso ou por estar tão perto e não poder ver a biblioteca, mas...deixei Ouro Preto nesse dia com uma certa melancolia...

Informações: http://www.museu.em.ufop.br