BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS DO MUSEU DE CIÊNCIA E TÉCNICA DA ESCOLA DE MINAS - OURO PRETO

Poucas pessoas sabem que no interior do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas em Ouro Preto, existe uma biblioteca de obras raras. O prédio, que foi o antigo Palácio dos Governadores e data de 1741, nos dias atuais está vinculado a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O museu possui um acervo muito relevante vinculado a área de ciência e tecnologia, contudo, até pela minha formação e pelo trabalho que venho desenvolvendo, meu grande interesse era conhecer a Biblioteca de Obras Raras, que soube, permanece no mesmo espaço em que foi criada com mobiliário de seus primeiros anos.

Sendo período de recesso relacionado as festas de final de ano, não foi possível conhecer a biblioteca. O bom foi que pesquisei no site da UFOP e descobri as imagens que posto aqui.

É válido destacar que a biblioteca foi criada por Henri Gorceix na época da inauguração da Escola de Minas em 1876 para atender aos estudantes. Uma biblioteca escolar naquele tempo! De acordo com dados públicados no site da UFOP, Possui cerca de 22.000 obras que foram agregadas ao acervo ao longo de mais de 100 anos.

Acredito que bibliotecas são espaços criados para serem vistos, usados, valorizados, compartilhados por isso me faz bem conhecer o local pelo menos por meio dessas imagens que foram divulgadas pela UFOP.

Pretendo visitar Ouro Preto ainda várias vezes pois é uma cidade que adoro, por isso um dia talvez ainda venha conhecer a Biblioteca de Obras Raras do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas.

Imagens disponíveis em: http://www.sisbin.ufop.br/bibliotecas/17-biblioteca-de-obras-raras-da-escola-de-minas.html