CASA BORBA GATO - ARQUIVO HISTÓRICO E BIBLIOTECA EM SABARÁ - MG

Sabará possui um casarão de dois pavimentos datado século 18 que nos dias atuais, abriga o Centro de Memória do Museu do Ouro. O local dispõe de uma biblioteca especializada e um arquivo histórico concentrando assim rico acervo sobre o Ciclo do Ouro no Brasil.

Chamado Casa de Borba Gato, soube de sua existência por meio dos funcionários da Biblioteca Pública Municipal enquanto indagava sobre os recursos culturais da cidade. O espaço é integrado ao Ibram/MinC e está vinculado ao Museu do Ouro de Sabará.

É uma bonita construção em barro e madeira e apesar do nome, ao que tudo indica, Borba Gato (bandeirante paulista que explorou ouro na região), nunca morou nesta casa.

No que se refere a biblioteca, conforme dados publicados no site do Instituto Brasileiro de Museus "...possui 4.972 títulos registrados, entre os quais se encontram obras referentes a formação do Estado de Minas Gerais e do Brasil, arquitetura, história da arte, incluindo valiosa coleção de obras raras com edições que datam do século XVIII." Quanto ao arquivo histórico, possui livros de notas, escrituras de procurações, testamentos e outros.

Conversei com Leonardo, o bibliotecário que atua nesta instituição a pouco mais de um ano. Ele destacou que o espaço é frequentado por pesquisadores e estudantes de História. Recebe uma média de 4 a 5 usuários ao mês.

Gostei muito do local, contudo, percebi que assim como o Museu do Ouro, a Casa Borba Gato não possui nenhum elemento que favoreça a compreensão de que é um espaço aberto a público. Uma providência nesse sentido poderia favorecer crescimento de usuários seja pelos serviços oferecidos ou apenas para visitas, pois o casarão em si é uma obra arquitetônica que vale a pena ser conhecida e estudada.

Endereço: Rua Borba Gato, 7 - Sabará - MG
Visitação: terça a sexta, das 12:00 às 17:00h.
Não há taxa de visitação.

Fonte: http://www.museus.gov.br/noticias/museu-do-ouro-sabara-mg-amplia-horario-de-visitacao/