BIBLIOTECA JOÃO BOSCO PANTOJA EVANGELISTA: EM REFORMA

Hoje, quando retornava para casa num táxi lotação, me surpreendi ao escutar no rádio uma notícia que alertava sobre o fechamento do prédio da Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

A mensagem previamente gravada, dizia em voz polida que o prédio estaria fechado a partir do dia 8 de agosto, em vista de obras de restauração, mas que o acervo de 18 mil títulos estava sendo transferido para a antiga Casa de Restauro, prédio localizado no Largo de São Sebastião.

Desde o ano passado, já tinha conhecimento da possibilidade dessa mudança, pois minha colega, a bibliotecária Auxiliadora Canto comunicou sobre o desejo da ManausCult empreender melhorias em vista do estado de conservação do prédio. Sobre o prazo para a realização das obras, de acordo com o site da Prefeitura:
"A interdição para obra no local tem estimativa de 12 meses, com o objetivo de realizar reparos na instalação elétrica, parte hidráulica, estrutura física, pisos, entre outras necessidades, como ampliação dos espaços e até restauros como na fachada do prédio, um dos mais antigos da cidade."
Acho super louvável ações dessa natureza que pensam a questão da preservação histórica e patrimonial, contudo espero que a sociedade acompanhe atentamente esse processo, objetivando não permitir que se repitam os problemas que vem ocorrendo com outras obras, como por exemplo, o prédio da Biblioteca Pública do Estado, fechado há três anos (sei que é problema do Estado!), mas o que dizer do Mercado Público Municipal?

De qualquer forma, aproveito para parabenizar aos que tiveram a ideia de colocar a notícia no rádio pois achei respeitoso e de alguma forma romântico esse procedimento!

Fotos: Soraia Magalhães