CENTRO HISTÓRICO DE LIMA - PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE - PERU


Encerro a série de comentários sobre as visitas realizadas ao Peru apresentando um pouquinho do que vi em Lima, cidade que desde 1988 é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.


Nesta cidade, visitei lugares belíssimos alguns dos quais comentados individualmente em outras postagens haja vista corresponderem a espaços culturais dotados de bibliotecas.


Lima possui mais de 600 monumentos que enchem os olhos e dentre os elementos que me chamaram mais atenção destaco os balcões talhados em madeira (espécies de varandas ou sacadas fechadas) que dão um toque todo especial as suntuosas construções.


A cidade foi fundada em 1535 e seus tesouros estão presentes nos casarões, palacetes, praças e igrejas. Desses, os que marcaram fortemente a minha memória foram a Praça Maior, a Praça San Martin, a Casa da Literatura Peruana e a Igreja de São Francisco com suas catacumbas, ossadas e biblioteca proibida.


O centro histórico de Lima é um espaço muito limpo e bem cuidado. Um exemplo que deveria ser seguido, especialmente por cidades que dispõe de riquezas históricas e arquitetônicas como o Brasil.


Dedico essa postagem ao querido Peter Janzon companheiro nessa viagem que tanto me estimulou e auxiliou em tudo. Obrigada!!!


Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon

Comentários

  1. Soraia,
    Obrigado, e fique segura que para mi ha sido un gran placer poder acompañarte en este viaje, y al mismo tiempo fue un aprendizaje constante para mi descubrir nuevos lugares como por ejemplo Caral y bibliotecas en pueblos a veces lejos de Lima. Y para no olvidar...las fotos de la biblioteca de la iglesia de San Francisco en Lima !!
    Un abrazo grande y mis mejores recuerdos. Peter Bosco Janzon

    ResponderExcluir

Postar um comentário