EXPRESSO DO SABER: ÔNIBUS BIBLIOTECA - BIBLIOTECAS MÓVEIS NO BRASIL

Eu, que por mais de 19 anos trabalhei com transporte público, tenho especial atenção às ações bibliotecárias que utilizam ônibus para oferecer cultura de forma itinerante, por isso ao conhecer o projeto Expresso do Saber que estava em exposição na área de circulação do CBBD fiz questão de registrar e divulgar essa ideia, que é pra lá de linda!

Um ônibus colorido, puffs, tapetes impressionavam os transeuntes que se aproximavam curiosos do ônibus biblioteca, que em seu interior, possui além de um bom acervo de livros indicados para adultos e crianças, fantoches e brinquedos. O Projeto foi idealizado pela bibliotecária Wilma Nóbrega e por membros da Organização Arnon de Mello.

Visitei duas vezes o ônibus biblioteca e no primeiro momento conversei com Cristina Santos que me contou sobre casos muito sensíveis, como o de uma senhora que de tão humilde, para entrar no ônibus tirou suas sandálias e ficou folheando os livros com os olhos emocionados... Muito bom também conversar com Rosana Neves, estudante finalista do Curso de Biblioteconomia da UFAL que atua no projeto há mais de dois anos e se mostrou muito encantada.

Fiquei pensando num trabalho como esse em Manaus...Há algum tempo atrás, conversando com a amiga Socorro Gonçalves (que foi por muitos anos gerente do setor de transportes urbanos), discutimos a possibilidade de solicitar um ônibus (podia ser um desses antigos biarticulados) e adaptá-lo para percorrer os bairros da nossa cidade levando cultura. Seria um desfecho digno para pelo menos um desses carros que fizeram parte do fracassado Projeto Expresso em Manaus.

Quanto ao Expresso do Saber de Alagoas, este sim, um maravilhoso projeto que é presença constante em pequenas cidades ou eventos como: Amigos da Escola, Bienal do Livro, Proler e tantos outros.

Obrigada colegas por terem me recebido neste espaço com atenção e carinho!

Fotos: Soraia Magalhães/Roberto Alves