BIBLIOTECA PÚBLICA DE BARRANCA - PERU

O distrito peruano de Barranca está localizado a 193 km ao norte de Lima, seguindo pela estrada Panamericana.

Possui vários pontos de interesses turísticos como praias do oceano pacífico de onde se pode assistir a um por-de-sol inesquecível. Se destaca também a proximidade com o sítio arqueológico de Caral.

Adorei Barranca em todos os sentidos. A cidade tem boa estrutura turística (simples, mas acolhedora) e possui uma biblioteca pública desde 1933 que parece oferecer bons serviços a comunidade.

Se chama "Biblioteca Pública Municipal Manuel Teófilo e Davila" e realiza uma série de ações desde as mais convencionais, como empréstimo domiciliar e local, bem como cursos e oficinas que tendem a integrar a população no uso dos serviços.

Conversei como o Senhor Leodoro Huamain Longa, responsável pela Biblioteca e pude perceber o grande desejo em realizar atividades que envolvam e produzam mudanças especialmente no campo do estímulo à leitura.

Apesar do acervo não parecer tão atrativo, bem como não dispor de computadores para consulta à internet, me pareceu ser uma Biblioteca viva especialmente pelo trânsito de pessoas, adultos e crianças percorrendo o espaço.

Barranca nos últimos anos passou a receber maior número de visitantes em função do interesse pelo sítio arquelógico de Caral, localizado a aproximadamente 40 Km.

Foi uma experiência muito interessante à visita a essa biblioteca, mas foi o acaso geográfico que nos fez encontrá-la, pois dessa vez o que buscava na verdade era conhecer os vestígios da civilização mais antiga do continente americano - contemporânea de outras como China, Egito, Índia e Mesopotâmia, por isso pernoitar em Barranca foi uma ótima pedida.

...Caral com seu museu a céu aberto e a Biblioteca Pública de Barranca valem bem a visita!

Fotos: Peter Janzon