BIBLIOTECA PÚBLICA DE PUEBLO LIVRE - PERU

Pueblo Libre faz parte de um dos quarenta e três distritos que compõe a região metropolitana de Lima. É um local bonito e bem cuidado e sua área central, possui atrativos turísticos que retratam aspectos da história peruana.

Mas apesar de ser um lugar tão interessante, não possui uma Biblioteca Pública no contexto real da palavra. Ao indagarmos sobre a existência de uma biblioteca nesta municipalidade, nos indicaram o prédio do Registro Civil, uma espécie de repartição pública.

A área reservada à Biblioteca estava mais ao fundo numa sala em que antes deveria ser um setor de arquivo. Sem bibliotecário, o funcionário que nos atendeu não prestou muitos esclarecimentos, dizendo apenas que a Biblioteca havia passado por uma mudança de endereço e por isso ainda haviam muitos livros ensacados. Tudo muito triste e abandonado e das coisas positivas, apenas algumas mesas do mobiliário chamaram a atenção por serem inclinadas e facilitarem a leitura de jornais e mapas.

Incrível a falta de visão sobre a importância de bibliotecas públicas em localidades como esta (o mesmo problema ocorre no Distrito de Barranco). Não havia usuários, tampouco a biblioteca parecia oferecer serviços.

Quanto aos museus, percebe-se no Peru, que há maior atenção e respeito da administração pública na manutenção desses espaços. Ao deixar essa Biblioteca, segui para o Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia do Peru (que é bem ao lado), este sim, com toda infra-estrutura, dispondo inclusive de uma biblioteca especializada.

Fotos: Peter Janzon

Anônimo
8 de março de 2011 11:26 ×

já virou um vício passar por aqui e saber das suas aventuras e interessantes descobertas. Adoro esse blog!

8 de março de 2011 17:53 ×

Poxa, fico contente por saber isso!!!