MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA, ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DO PERU

É grande no Peru a valorização por museus. Constata-se que até as pequenas cidades possuem com dignidade esses espaços, diferente das bibliotecas que em grande maioria estão instaladas em salas apertadas e com equipamentos e acervos defasados.

Em Pueblo Libre por exemplo, está instalado um dos museus mais importantes do país, o Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia do Peru, que possui um acervo fantástico.

Possui várias salas com instalações que retratam vestígios da vida pré-colombiana e inca composta por mais de 70 mil peças cerâmicas e outros tipos de materiais. Há também espaços e utensílios da época hispânica e republicana do Peru e uma rica pinacoteca.

Uma sexta-feira de cada mês, o Museu abre suas portas para atividades culturais com atrações de grupos artísticos locais e todos os finais de semana apresenta uma programação para o público infantil.

Talvez por ser tão abrangente as ações do Museu, a Biblioteca Pública de Pueblo Livre fique tão relegada ao esquecimento, mesmo por que, o próprio Museu possui uma biblioteca especializada em assuntos pré-colombianos.

A apresentação musical que tivemos a oportunidade de usufruir era excelente, infelizmente não guardei o nome para dar os devidos créditos.

Fotos: Peter Janzon e Soraia Magalhães