BIBLIOTECA ESPECIALIZADA EM ASSUNTOS PRÉ-COLOMBIANOS - PERU

No interior do Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru existe uma Biblioteca Especializada em Assuntos Pré-Colombianos com excelente área construída e vasto acervo documental com cerca de 27 mil livros das áreas de Arqueologia e História. Boa parte datam dos séculos XVI e XVII.

Na Biblioteca, tive a oportunidade de conversar com a Senhora Merli Costa, responsável pelo espaço que gentilmente explicou sobre seu funcionamento e comentou sobre um projeto que tem por fim criar um sistema de bibliotecas de museus e centros históricos no Peru.

A Biblioteca funciona de terça à sábado, no horário das 09:00 às 16:45 e recebe bastante demanda de usuários diariamente. No dia em que realizei a visita, haviam vários pesquisadores utilizando o ambiente para leitura.

Fui muito bem recebida pela Senhora Merli que entre outras coisas apontou a importância do Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru (um dos mais antigos do país) e de sua Biblioteca, que possui material formado por fundos documentais, fotográficos e bibliográficos que remontam a história do Peru.

Aproveito o momento para agradecer a gentileza com que nos recebeu e dizer que sigo torcendo para que os projetos visando a melhoria dos serviços de bibliotecas nos museus se fortaleçam.

P.S Quando pensamos o período pré-colombiano, estamos geralmente nos referindo à história das civilizações indígenas das Américas, como por exemplo a civilização de Caral, a pouco tempo descoberta e reconhecida com a mais antiga das Américas.

Fotos: Peter Janzon