BIBLIOTECA PÚBLICA DE PATIVILCA - PERU


Pativilca é uma cidadezinha peruana que chama a atenção dos visitantes por sua praça de armas e o Museu Bolivariano instalado numa grande construção onde outrora funcionou um dos quarteis generais de Simon Bolívar. A praça destaca com orgulho a estátua deste heroi nacional.


Como já comentei em outras postagens, é grande a valorização dos museus no Peru. Apesar desse dado positivo não se pode dizer o mesmo em relação às bibliotecas públicas municipais.


Em Pativilca, a Biblioteca funciona numa pequena sala, parte integrante do Museu Bolivariano. O espaço é reduzido a uma sala muito pequena, com um acervo pouco atraente. O mobiliário, mesas e cadeiras são indicadas somente para o público infantil. Como o sistema de empréstimo domiciliar não é realizado, o uso do material ocorre somente por consulta local. 

Não creio que um adulto possa venha ler ou estudar no local com cadeiras e mesas tão pequenas!


Um dado curioso dessa biblioteca é a disposição de peças arqueológicas em cerâmica, acondicionadas  nas estantes próximo aos livros sem uma proteção.

Quanto ao Museu, soube que exibe acervo formado por mobiliário, fotografias e documentos referentes ao período de permanência de Bolívar no casarão. Infelizmente não pude entrar para conferir.

Fotos: Peter Janzon
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário