BIBLIOTECA PÚBLICA DE PATIVILCA - PERU

Pativilca é uma cidadezinha peruana que chama a atenção dos visitantes por sua praça de armas e o Museu Bolivariano instalado numa grande construção onde outrora funcionou um dos quarteis generais de Simon Bolívar.

A praça destaca com orgulho a estátua deste heroi nacional.

Como já comentei em outras postagens, é grande a valorização dos museus no Peru. Apesar desse dado positivo não se pode dizer o mesmo em relação às bibliotecas públicas municipais e se digo nisso é apenas para gerar reflexãoes sobre sua importância.

Em Pativilca, a Biblioteca funciona em uma sala, parte integrante do Museu Bolivariano. O acervo é reduzido e pouco atraente.

O mobiliário, mesas e cadeiras são indicadas somente para o público infantil.

Como o sistema de empréstimo domiciliar não é realizado, o uso do material ocorre somente por consulta local.

Não haviam mesas e cadeiras para adultos, fator que me levou a pensar que como acontece em muitas cidades do Brasil, o entendimento é de que as bibliotecas públicas servem apenas as crianças e aos estudantes.

Um dado curioso dessa biblioteca é a disposição de peças arqueológicas em cerâmica, acondicionadas  nas estantes próximo aos livros sem uma proteção.

Quanto ao Museu, soube que exibe acervo formado por mobiliário, fotografias e documentos referentes ao período de permanência de Bolívar no casarão. Infelizmente não pude entrar para conferir.

Fotos: Peter Janzon