MIAMI BEACH REGIONAL LIBRARY - FLORIDA

Por uma necessidade de realizar outras atividades, nos próximos meses farei posts breves aqui no Caçadores de Bibliotecas, que objetivarão apresentar bem mais os registros fotográficos, do que reflexões, contudo aproveito antes para apontar a passagem pela Miami Beach Regional Library, lugar aonde me receberam tão bem em junho de 2017, que senti o desejo de comentar.

As imagens falam por si e é possível perceber que o edifício dessa Biblioteca é bonito, possui arquitetura ampla, iluminação excelente. Tudo muito novo e bem cuidado.

A Biblioteca abre as 10 da manhã. Eu estava lá, vendo de longe como as coisas aconteciam, bem antes do horário da abertura já haviam várias pessoas esperando, inclusive algumas aparentavam dispor de bem pouco poder aquisitivo. Biblioteca pública pode ser mesmo um espaço de democracia ou oportunidades.

O segundo andar do edifício está reservado para o público infantil e juvenil, apesar de que há também salas para a realização de atividades coletivas (creio que para todos os públicos), falarei dessas salas mais abaixo. Como ainda era muito cedo, no setor infantil não havia nenhuma criança.

O mobiliário, os cartazes, o acervo, tudo é muito especial. Além disso gostei da ideia dessas cestinhas para fazer a feira de livros para empréstimos!

A partir do segundo andar é possível observar os belos detalhes da arquitetura! Eu tive que pedir autorização para fazer as imagens. E como sempre a ordem era: FOTOGRAFAR SEM PESSOAS!

A Miami Beach Regional Library tem espaço para exposições, inclusive nesse momento ocorria a Miami Mountain do artista Ugo Rondinone, autor (entre outras) de uma bonita escultura colorida, instalada no meio da praça local. O Museu de Arte de Miami está localizado bem ali...

Nas áreas reservadas para os adultos vi muitas estantes, computadores, mesas, pessoas e muitos livros...mas achei melhor não fotografar!!!

Dentre as áreas da Biblioteca, a que mais me interessou foi a sala com proposta de instigar curiosidade, criatividade e o fazer. Soube que acontecem ali muitas oficinas e havia maquinários (impressoras?) que favorecem a impressão de objetos das próprias criações. Havia também material de pintura, de costura...maravilha!

Dessa experiência pude constatar que uma biblioteca pública em Miami pode oferecer muito. O sistema de bibliotecas públicas da cidade é composto por 50 bibliotecas, essa é apenas uma regional (claro, em um bairro importante da cidade), por isso quis visitar outra (que meu querido Peter Janzon já havia conhecido e fotografado para mim em 2014). Foi assim que segui para conhecer a Main Library...

Na montagem com as imagens abaixo, deixo os registros fotográficos junto a alguns funcionários da Biblioteca Regional de Miami que foram muito amáveis comigo.

A passagem por essa Biblioteca só aconteceu por que no dia 20 de junho de 2017, tomei um voo com destino a Madrid, escala em Miami (o objetivo era chegar a Salamanca). Numa espera de quase oito horas em Miami, pude conhecer um pouco da cidade e duas belas bibliotecas públicas.

Valeu a pena esperar!!!

Fotos: Soraia Magalhães