BIBLIOTECA DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ECI - UFMG

Entre os dias 21 a 23 de setembro de 2016, tive a oportunidade de estar no ambiente da Escola de Ciência da Informação - ECI, UFMG, em decorrência do X Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Ibero-América e Caribe - EDICIC.

Os dias do evento geraram as oportunidades de conhecer alguns espaços, dentre os quais a Biblioteca da Escola de Ciência da Informação, que se chama oficialmente Biblioteca Professora Etelvina Lima.

O espaço é amplo, bem iluminado e possui ambientes coletivos e reservados para estudos. As imagens aqui contidas foram realizadas durante visita guiada pelas bibliotecárias Elaine Diamantino Oliveira e Gabrielle Francinne de S. C. Tanus que abriram as portas para que pudéssemos conhecer um pouco mais do que essa biblioteca especializada tem a oferecer para os estudantes da área de Ciência da Informação e a comunidade acadêmica em geral.

A Biblioteca passou por reformas (creio que faz alguns anos) e possui ambientes com pinturas estilizadas que criam relação de jovialidade. Azul e branco harmonizam  junto ao conjunto de estantes, mesas e livros em outros tons de cores.

O site da Instituição aponta que a Biblioteca Professora Etelvina Lima:
Faz parte do Sistema de Bibliotecas da UFMG e é especializada nas áreas de biblioteconomia e documentação, ciência da informação, arquivologia e museologia. Oferece a comunidade universitária serviços e produtos necessários ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.
Uma de suas funções é "servir também de biblioteca-laboratório, espaço vivo para “pesquisa de campo” na área de ciência da informação e em áreas do conhecimento relacionadas".

Ao longo das salas reservadas, se pode observar que foram guardados e preservados antigos mobiliários que podem ser utilizados em aulas para compreensão dos processos de organização da informação em tempos pretéritos.

O Curso de Biblioteconomia da UFMG foi fundado em 1950, a história da biblioteca acompanha esse percurso, contudo somente em 27 de maio de 1980 o espaço ganhou o nome de Biblioteca Professora Etelvina Lima em homenagem a uma das fundadoras do curso de Biblioteconomia e professora da casa.

A Biblioteca oferece uma série de serviços e produtos, dos quais: Bases de dados ECI; Comutação bibliográfica; Elaboração de fichas catalográficas; Empréstimo domiciliar; Intercâmbio de publicações; Orientação à normalização de trabalhos científicos; Palestras e demonstrações; entre outros.

Possui espaços para reuniões e videoconferência!

Pode-se dizer que a Biblioteca da Escola da Ciência da Informação da UFMG possui ambiente bonito, confortável e dotado de boa estrutura física e de pessoal. Atua com o total de treze pessoas, aos quais estão assim distribuídos: uma chefia; quatro bibliotecários, três auxiliares, dois estagiários e três contínuos.

Não dispomos de algo semelhante na Universidade Federal do Amazonas, especialmente para o atendimento das demandas dos Cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Parabéns a vocês que possuem!

A visita guiada foi prazerosa e foi realizada em parceria com os colegas bibliotecários de São Paulo, Luciana e Felipe. Deixo por fim, agradecimento especial às bibliotecárias Elaine Diamantino e Gabrielle Tanus. Grata pela simpatia!!!

Encerro esse post com a imagem da aluna Camila Evelin, que encontrei em um cantinho dos corredores atenta a uma leitura. Adoro fotografar leitores e geralmente faço-o sem identificá-los. Dessa vez pedi autorização.

Obrigada Camila!

Os três dias passados no ambiente da UFMG, mais precisamente na Escola de Ciência da Informação foram especiais!!!

Fotos: Soraia Magalhães