SEATTLE PUBLIC LIBRARY - ESTADOS UNIDOS

É com o maior prazer que publico mais um post sobre biblioteca apresentada sob o prisma de uma colega de profissão. A gentileza dessa vez, veio por meio de texto e imagens criados pela Bibliotecária Paula Carina de Araújo que apresenta a Seattle Public Library. Com adorável narrativa, Paula Carina nos oferece a oportunidade de perceber seu modo de caminhar por esse lugar que impressiona pela arquitetura e serviços.

......

Por Paula Carina de Araújo

A Seattle Public Library foi inaugurada em 1891 no quinto andar do Occidental Building na famosa Pioneer Square em Seattle, WA nos Estados Unidos. Após muitas mudanças, o novo prédio da Seattle Public Library foi inaugurado em 23 de maio de 2004. Um prédio de onze andares com acabamento em vidro, super inovador que recebeu um investimento de U$290,7 milhões até ficar pronto. A estrutura desse prédio localizado a 1000 Fourth Ave., um dos mais belos e modernos de Seattle, é de encher os olhos.

Como a maioria das bibliotecas americanas, o auto-empréstimo e devolução estão presentes. Mas, o que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de ver como funciona o sistema e encontrar logo na entrada da biblioteca um terminal onde é possível assistir a um vídeo que explica o auto-empréstimo e devolução do Sistema de Bibliotecas Públicas de Seattle.

A Seattle Public Library é um espaço múltiplo que acolhe todos os tipos de públicos, como uma biblioteca pública deve ser. Espaço infantil:

Na entrada da biblioteca, há uma seção chamada “Literacy, ESL (English as a Second Language) and Citizenship. Seattle recebe muitos estrangeiros e os números tem aumentado a cada ano, um dos motivos é porque a cidade hospeda empresas multinacionais como Microsoft e Boing. Programas de conversação de inglês como segundo idioma, aulas básicas de inglês, preparação para testes para obtenção de cidadania americana, tutoria e educação de adultos e estações de auto-aprendizado com o uso de softwares são oferecidos para a população.

Além da estrutura física inovadora, os Programas Sociais são o grande diferencial da Seattle Public Library e de todo o sistema de bibliotecas. Por meio do “Homework Help” crianças e adolescentes podem receber auxílio de voluntários, em horários específicos, para fazerem suas tarefas escolares.

O “Job Resource Center” é um dos grandes diferenciais que percebi na biblioteca. Pessoal qualificado disponível para auxiliar na elaboração de currículo, preparação para entrevista, qualificação em geral, divulgação de vagas de trabalho. Vi esse serviço, de forma bem mais simplificada, em poucas bibliotecas públicas do Brasil e, na minha opinião, é essencial em qualquer biblioteca pública.

Uma biblioteca dedicada a atender da melhor forma a comunidade de Seattle. Amplo espaço de convivência com café, loja “friendshop” (parte do valor arrecadado com as vendas é revertido em prol da biblioteca), espaço teen, DVDs, livros novos, etc.

Uma sala dedicada à acessibilidade:

Espaço para contação de histórias:

Espaços múltiplos para estudo, impressão, acesso ao computador.

A Seattle Public Library é uma daquelas bibliotecas que todos gostariam de ter em sua cidade. E, além desta biblioteca central, o sistema conta com mais 26 bibliotecas espalhadas pelos bairros da cidade. A Seattle Public Library tem uma estrutura fascinante, programas sociais e culturais que atraem todos os públicos, cumpre perfeitamente o papel de uma biblioteca pública para a sua comunidade.

A University of Washington em Seattle, WA nos Estados Unidos é o lugar que escolhi, junto com meu orientador, para desenvolver parte da minha pesquisa de doutorado. Isso foi possível após ter sido selecionada pelo edital CAPES/Fulbright - Estágio de Doutorando nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes nos EUA.

Durante os 10 meses que passarei aqui com certeza vou explorar todas as biblioteca que encontra pelo caminho, a Seattle Public Library foi a primeira.

Fotos e texto: Paula Carina de Araújo