O PEQUENO SAMURAI, DE ANDRÉ KONDO - LIVRO


É com grande prazer que me aventuro a apresentar algumas linhas sobre o livro O Pequeno Samurai, do premiadíssimo escritor André Kondo, ao qual tive a honra de saborear de um fôlego só, apreciando sua narrativa sempre tão sensível e muito informativa. 

Publicado pela editora FTD, foi apresentado da seguinte forma: 
Os samurais eram guerreiros japoneses que se destacavam pelo rigoroso código de conduta, defendendo a justiça, a coragem, a compaixão, a cortesia, a sinceridade, a lealdade e a honra. Em O pequeno samurai, Yuji narra como descobriu, com a ajuda de seu avô, que era um pequeno samurai e como isso o ajudou em sua longa jornada rumo ao Brasil. De forma sensível e emocionante, o menino descreve como foi a despedida de sua terra natal, a aventura de viajar de navio até o outro lado do mundo e a descoberta de que no Brasil também existiam samurais. 
O livro, com toda singeleza, trata de valores, sentimentos, perdas, esperança e principalmente de sabedoria com uma ligação muito forte das coisas relacionadas ao Japão e as ancestralidades do escritor. Possui texto de leitura fluida que ficou bem integrado nas belas ilustrações de Alexandre Rampazo.

 

Esse é o terceiro livro de André Kondo ao qual tenho a sorte de ler. Mesmo sem nunca termos nos encontrado pessoalmente, considero o escritor uma pessoa muito querida que me honrou com as palavras na quarta capa de meu livro infantil Leo e seus amigos, os livrinhos. Aliás, ele me alegrou muito com novas palavras proferidas na dedicatória de O Pequeno samurai, ao fazer referência aos menininhos de nossos livros. Muito, muito grata!


O livro foi uma permuta das mais felizes, viu André Kondo? Não contarei sobre isso...mas fecho esse post com um sorriso. 


O Pequeno Samurai recebeu Prêmio Nacional de Literatura Infantil João-de-Barro em 2009, com dupla menção honrosa, no Júri Infantil e Adulto.

Para adquirir os livros de André Kondo acesse aqui.

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários

  1. Querida Soraia, ver o meu "pequeno samurai" em tão boa companhia me deixa muito feliz! Muito obrigado pelo carinho das palavras! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amei o livro " O pequeno samurai", indiquei aos meus alunos e trabalhamos as virtudes em sala de aula, foi emocionante!

    ResponderExcluir
  3. Meu filho gostaria de ler este livro, teria a versão gratuita para eu baixar?
    Ou enviar por e-mails?

    ResponderExcluir
  4. Meu filho gostaria de ler este livro, teria a versão gratuita para eu baixar?
    Ou enviar por e-mails?

    ResponderExcluir

Postar um comentário