ROBERT DARNTON E ROGER CHARTIER - SESC PALLADIUM


Aconteceu ontem, no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, as palestras dos inspiradores Robert Darnton e Roger Chartier que participaram de uma edição do projeto Literaturas: questões do nosso tempo mediado por Guiomar de Grammont. O evento faz parte das comemorações de 70 anos do Sesc no Brasil e dos cinco anos do Sesc Palladium.


Foi um momento muito bacana pois estava junto a vários colegas de profissão dentre os quais Josenberg Mendes e Pâmela Machado.

A ação reuniu enorme platéia que ouviu dois dos mais importantes historiadores de nosso tempo que discorreram com a seguinte pergunta de partida A história do livro e da leitura possibilita uma melhor compreensão das mutações do presente?

...e foi surpreendente ouvir logo no início Chartier falando português e, de forma solidária destacar  entre outras coisas "sabemos que vocês tem muito a Temer". A plateia exultou!


Não perdi a oportunidade de tietar essas figuras  por quem tenho grande admiração e agradeço a amiga Pâmela Machado pelos registros fotográficos, especialmente junto a Robert Darnton.

Enquanto estava ali, lembrei de vários professores do curso de História da Universidade Federal do Amazonas, que creio, amariam também poder escutar esses teóricos (foi por meio deles que conheci essa literatura). 

Muito bom estar em Belo Horizonte e dispor dessa oportunidade.

Robert Darnton e Roger Chartier foram a maior simpatia!


Fotos: Pâmela Machado

Comentários