EXPOSIÇÃO LINHAS: BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA

Desde de março de 2016 tenho utilizado para estudos, o espaço da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, a mais importante Biblioteca Pública de Belo Horizonte.

A Luiz de Bessa está localizada na região da Praça da Liberdade, em icônico edifício projetado por Oscar Niemeyer. O ambiente, além de reunir vasto acervo documental, dispõe de espaços para exposições.

Nesse mês de março, para as comemorações do Dia Internacional da Mulher a Biblioteca preparou uma série de atividades e dentre essas, pude prestigiar Linhas: exposição de desenhos, de Itamara Ribeiro.

Sensível, as obras consistem em desenhos criados e colados em estruturas dos chamados moldes, de antigas revistas de costura, que sobressaem bordados evocando o vestuário feminino.

A criadora desse trabalho é Itamara Ribeiro, formada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), autora do livro Frouxidão (2015).

Sobre a exposição, um cartaz explicativo anunciava que:
A série “Linhas” é uma investigação sobre a passagem do tempo no universo feminino. Ela é composta por obras que estão contrapostas em duas velocidades distintas. a efemeridade do grafite e a perenidade do algodão, e são inspiradas na investigação sobre a passagem do tempo no universo feminino.
O que achei do que vi? Que as imagens vestidas instigam o desejo de possuir cada peça!

A Exposição Linhas, por Itamara Ribeiro está aberta a visitação até o dia 9 de abril de 2016 no horário das 8h às 20h (Segunda a Sexta) e das 8h às 12h (aos Sábado).

Fotos: Soraia Magalhães