BIBLIOTECA PÚBLICA DO AMAZONAS, QUAL É O HORÁRIO ATUAL?


No dia 22 de fevereiro de 2016, foi veiculada um matéria publicada pelo Portal do Movimento Popular, com o enunciado Governo Melo fecha Biblioteca Pública. Achei pesada e sem muito fundamento essa informação, tendo em vista que a chamada levava a entender que a Biblioteca havia efetivamente fechado suas portas em todos os sentidos. No corpo do texto destacava porém que: 
...o funcionamento dela tem sido cada vez mais restringido. No final do ano passado o estabelecimento deixou de funcionar aos sábados e agora não funciona mais no período da tarde, prejudicando diretamente os estudantes que frequentam a escola no período da manhã.
Pelo teor, se pode compreender que a Biblioteca continua em funcionamento apesar de ter tido seu horário reduzido. Antes, funcionava das 08 às 20 horas e passou a funcionar das 08 às 17 horas, o que é uma grande lástima! Creio que esse último horário continua valendo, apesar de que, neste mês, em vista de um treinamento para os funcionários, houve dias em que a Biblioteca não abriu para o atendimento ao público (outra lástima!). 

Em abril de 2015 quando eu estava em Manaus, precisei utilizar a Biblioteca Pública do Estado para estudos. Naquele período, quando o relógio apontava 16:40, éramos convidados a nos retirar porque já começavam os preparativos para o encerramento das atividade e isso tudo era muito desagradável.

Seria muito bom se o horário da Biblioteca Pública do Amazonas voltasse a ser extensivo ao que se propôs quando de sua abertura em 2013, das 8 às 20 horas, conforme se pode observar na placa fixada na fachada do edifício.  


Qual foi a justificativa para a redução do horário? A alegação era falta de público, contudo é importante deixar claro que para gerar atração de públicos se faz necessário criar estratégias!

A população de Manaus desacostumou de dispor do espaço (lembre-se, ficou mais de cinco anos fechada) e para tal seria preciso a realização de uma série de atividades atraentes, trabalho que precisa ser iniciado e que não aconteceu em 2013, quando a Biblioteca foi reaberta.

Em nosso país é preciso mudar a ideia de que biblioteca pública tem a função de atender apenas aos estudantes. Bibliotecas públicas devem ser criadas para atender a todos os públicos, sejam crianças, idosos, estudantes, pesquisadores, estrangeiros, enfim, qualquer pessoa que busque  acesso à informação e a cultura. 

Enfim, encerro esse post instigando o leitor que chegou até aqui a pensar de que forma podemos ajudar a fortalecer a nossa Biblioteca Pública do Amazonas...Eu creio que podemos!

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários