IBERÊ CAMARGO: UM TRÁGICO NOS TRÓPICOS - CCBB BH

Vale a pena conhecer a exposição "Um trágico nos trópicos" no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, em Belo Horizonte que trata sobre a obra do artista Iberê Camargo.

Eu não conhecia o pintor, minha filha Camila também não, contudo nos surpreendemos com a exposição que marca as comemorações do centenário do artista.

Iberê Camargo foi além de pintor, gravurista e professor. Nascido no Rio Grande do Sul, deixou vasta produção que pode ser observada no espaço da Fundação e Museu que levam o seu nome em Porto Alegre.

Os trabalhos expostos no CBBB, datam dos anos 40 até 1994, ano de falecimento do artista. São no total 145 obras. Algumas telas apresentam enormes dimensões.

Para os amantes dos livros, deixo a imagem acima. Gostei muito do móvel adaptado para a exposição que consiste em mesas e assentos com acervo acoplado para a leitura em formato digital e impresso sobre a vida e obra de Iberê.

Camila gostou especialmente das "Bicicletas". obras que projetam a imagem do objeto e de pessoas com corpos e expressões pesadas envoltas em tons de cor escuro. O azul, o vermelho, o roxo se misturam e nas suas criações, se encaixam.

Com tamanha expressividade, não há como sair dessa exposição sem pensar ou lembrar do que foi visto. Os tons são na maioria das vezes sombrios, mas se pode identificar algo de alegria, em uma ou outra ilustração ou pintura (talvez para quebrar a ideia de trágico?).

Nos divertimos apreciando a exposição das obras de Iberê Camargo e tentamos fazer um registro bem humorado e nada dramático junto as obras.

A exposição Iberê Camargo – Um Trágico nos Trópicos tem entrada gratuita no CCBB, em Belo Horizonte no período de 27 de janeiro a 28 de março de 2016.

Fotos: Soraia e Camila Magalhães