EL PUESTO - MERCADO CENTRAL - CENTRO DE LEITURA PÚBLICA - ALICANTE - ESPANHA

No interior do Mercado Central de Alicante, na Espanha funciona um dos Centros de Leitura Pública da cidade, chamado El Puesto (Mercado Central).

Consiste em uma pequena sala com acervo voltado para as áreas de literatura e humanidades. Os títulos atendem ao público adulto e podem ser emprestados por até 15 dias.

São pequenas bibliotecas vinculadas ao serviço municipal, no total, doze espaços oferecem condições de acesso à leitura de livros e revistas. No caso específico do ambiente de EL PUESTO, o espaço é restrito, serve bem mais de apoio para a retirada das obras.

Quando realizamos à visita, constatamos bom fluxo de usuários realizando devolução e fazendo seleção de outros títulos para empréstimos.

O local é bem estratégico. O Mercado Central recebe muitas pessoas todos os dias pois é ponto de vendas de vários tipos de produtos. É muito bem conservado, limpo e agradável.

Nesta e em outras bibliotecas, para realização  de empréstimos, faz-se necessário uma inscrição que gera um carnê de sócio, válido para toda a Rede de Leitura Pública Valenciana.

Havia nessa biblioteca um exemplar de livro com a dedicatória de um autor que gosto muito. José Saramago. O livro: Poesia Completa. Não pude deixar de registrar "esse encontro"...

Se chama Alma, a jovem que atua nesta biblioteca e que parece gostar muito das atividades que realiza. Ela nos recebeu com a maior simpatia!

Se você leu esse post até aqui, talvez se interesse também por conhecer a Biblioteca Pública de Alicante, chamada oficialmente Biblioteca Pública José Martínez Ruíz, ''Azorín''.

*O Mercado Central de Alicante foi projetado pelo arquiteto Enrique Sánchez Sedeño e construído em 1921 pelo arquiteto Juan Vidal Ramos.

* Fonte: Wikipédia

Fotos: Peter Janzon