REUNIÃO - SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (SNBP) VISITA À BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO


Voltei a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e dessa vez com a amiga Maria Dione Ferreira, Coordenadora do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Viemos participar de uma reunião junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - SNBP, no intuito de estabelecer parceria  (com doação de livros)  visando atender às novas metas de  2014.


A reunião transcorreu no período da manhã de forma muito agradável com as representantes do SNBP Veridiana Negrini e Rita Lemos. À tarde, visitamos o depósito da Instituição para observamos a existência de material voltado para o nosso público alvo. 

Terminada essa etapa do trabalho, tivemos a oportunidade de visitar as áreas abertas à visitação da Biblioteca Nacional e, claro, aproveitei para registrar os poucos lugares onde é possível a realização de imagens.  


A Biblioteca Nacional é muito bonita, além de ser a responsável pelo depósito legal bibliográfico no Brasil. É considerada pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. 


Está localizada na Cinelândia, área central da cidade, efervescente de movimentação o ano inteiro. Neste período que antecede o carnaval, o lugar transcende enorme energia. 


É possível visitar a Biblioteca de duas maneiras, por meio de visitas guiadas ou de forma autônoma, porém restrita à poucas dependências.


A Biblioteca Nacional possui um acervo composto por mais de 9 milhões de obras e entre suas inúmeras preciosidades dispõe de um exemplar da Bíblia de Mogúncia, de 1462.


Maria Dione e eu adoramos a oportunidade de adentrar espaços e conhecer um pouco mais dessa importante Biblioteca, especialmente neste dia em que estávamos radiantes também por saber que em breve, títulos maravilhosos serão encaminhados para integrar os acervos de nossas bibliotecas rurais. 


Fotos: Soraia Magalhães

Comentários