EXPOSIÇÃO SEGREDOS DO EGITO - NO PARKSHOPPING - BRASÍLIA

Há uma surpresa esperando por quem passar pela área central do ParkShopping em Brasília: a Exposição Segredos do Egito que teve início no dia 13 de janeiro e permanece até o dia 9 de fevereiro, oferecendo uma oportunidade de aprendizado, que vai além dos livros de História.

A Exposição, reúne um seleção de 140 peças sobre a antiga civilização dos faraós. As maiores peças estão bem na entrada e ao que parece, são as representações dos deuses Anúbis e Hórus, mas há também miniaturas muito graciosas, como o casal jogando, as embarcações e o guerreiro com os cavalos.

Dentre os materiais expostos, há múmias, esculturas, ferramentas, vasilhas, joias, bustos, papiros e outros. Em grande maioria os materiais não são originais, claro, mas oferecem a possibilidade de visão do que foi a vida no Egito antigo.

As peças são réplicas de originais, como o busto da Rainha Nefertiti, uma das mais conhecidas no mundo. A peça original encontra-se no Museu Egípcio de Berlim, onde é considerada uma das suas maiores atrações.

Dentre outras réplicas, também gostei das joias que se assemelham muito com as peças que usamos nos dias de hoje...

Há também algumas peças originais como uma faca de bronze com a cabeça de um falcão no cabo (imagem abaixo). Havia também uma ferramenta agrícola. Ambos os instrumentos deixam claro aspectos da vida diária sem a exaltação do glamour que envolve os faraós e a nobreza.

Creio que um dos pontos alto da exposição é o encontro com as múmias. É possível observar a expressão  dos transeuntes de curiosidade diante da morte. O cinema contribuiu para formalizar as lendas e mitos que cercam a cultura egípcia reforçando o misterioso e fantástico.

Enquanto percorria a exposição vi que havia sempre alguém fazendo fotos...e uma das peças mais concorridas era a réplica de uma esfinge dourada, percebi que seria difícil registrá-la sem pessoas. Optei então por fotografá-la, mas com a presença do que parecia ser, uma mãe e seu filho ...e olha só onde estão os pezinhos do menino!

De todos os povos antigos, os egípcios sempre foram os da minha predileção. Quando criança, sonhei em ser arqueóloga e pensava que iria para o Egito estudar essa civilização...eu tinha por volta de 10 anos quando li sobre os achados maravilhosos do faraó Tutankhamón. As narrativas da maldição dos faraós povoaram minha cabeça de criança por muito tempo.

Fui a Exposição Segredos do Egito com a amiga Noraya Tatiane. Tivemos sorte pois seu período de permanência no ParkShopping encerra no dia 9 de fevereiro...É de graça! Vale a pena conferir.

Soraia Magalhães