NEPECAB/NAU - PRONEX - TEFÉ 2014

Entre os dias 07 a 14 de fevereiro de 2014, vinte e um pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira - NEPECAB e do Núcleo de Antropologia Urbana - NAU, estiveram envolvidos em pesquisa de campo em cidades do interior do Amazonas.

As atividades fazem parte da proposta metodológica do projeto "Cidades amazônicas: dinâmicas espaciais, rede urbana local e regional", financiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência PRONEX/FAPEAM/CNPq.

Sob a coordenação do Professor José Aldemir Oliveira, o NEPECAB, vem empreendendo estudos em cidades da Amazônia e neste projeto em cidades médias sob o prisma da rede urbana na Amazônia e especificamente para neste caso concentra o olhar sobre a calha do Solimões, nas cidades de: Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Tefé, Benjamin Constant e Tabatinga.

Quanto ao Núcleo de Antropologia Urbana  - NAU, da Universidade de São Paulo, sob a coordenação do Professor José Guilherme Magnani, participam em parceria realizando uma série de estudos voltados para a experiência urbana envolvendo temáticas indígenas em cidades do Amazonas.

Esse foi o segundo campo reunindo os dois Núcleos, sendo que o primeiro aconteceu em 2013, na cidade de Manacapuru. Ambas as experiências foram enriquecedoras para os estudos das cidades amazônicas.

Minha participação neste estudo constitui um grande presente, pois tenho por fim a identificação de equipamentos culturais (bibliotecas públicas, teatros, salas de cinema, museus e espaços para exposições) nas cidades que compõe a pesquisa.

Não posso deixar de observar que este campo me propiciou estabelecer uma visão sobre as condições das áreas rurais e urbanas da Amazônia, bem como das condições das bibliotecas públicas das cidades de Tefé, Alvarães, Coari e Codajás  no Amazonas.

Há inúmeras histórias para contar e informações relevantes para revelar, mas estas estarão contidas em relatório de pesquisa. Deixo contudo, algumas imagens que marcaram esse momento que envolveu além da proximidade com os colegas, uma visão do modo de vida e a diversidade cultural no nosso Amazonas.

Aproveito o espaço para parabenizar o engajamento de todos os pesquisadores do NEPECAB e NAU e agradecer a atenção dos colegas geógrafos e antropólogos.  Deixo um abraço todo especial ao Professor José Aldemir de Oliveira, à Professora Paola Santana e Gercy dos Santos.

Fotos: Soraia Magalhães