COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II (CMDPII) - BIBLIOTECA

Conforme comentei na postagem anterior, comecei a visitar bibliotecas no Distrito Federal e tentarei apresentá-las com boa margem de tempo. É que tendo visitado tantas bibliotecas entre 2011 e 2012 e não conseguindo apresentá-las havia tomado a decisão de passar um período sem realizar visitas.

Mas  sendo difícil resistir e já tendo visitado novamente, tentarei me disciplinar e postar logo as informações mais atualizadas. Desse forma, segue dados sobre a Colégio Militar Dom Pedro II (CMDPII) e sua Biblioteca. Colégio Militar Dom Pedro II, de acordo com informações contidas em seu site é:
...uma escola de característica hibrida (pública e privada) subordinada à Diretoria de Ensino e Instrução (DEI) pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi inaugurada no dia 21 de fevereiro de 2000 com o propósito de oferecer Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, visando à promoção de um ensino de qualidade por intermédio de uma educação transformadora e inovadora, preservando os princípios de civismo e patriotismo, bem como as tradições históricas do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, contribuindo para o desenvolvimento e formação do educando e seu preparo para o exercício da cidadania...
O Colégio em si possui excelente estrutura e sua biblioteca funciona em um amplo prédio distribuído em três ambientes. Há espaço para estudo individual e em grupos, sala de vídeo, computadores com acesso à internet, entre outros.

Uma das coisas que adoro quando visito uma biblioteca é ver o público fazendo uso do espaço e dos serviços e nesse dia havia um pequeno grupo de estudantes que gentilmente permitiu que eu fizesse as imagens aqui publicadas.

A Biblioteca possui cerca de 18.000 mil títulos distribuídos em diversas áreas para atender o público específico de biblioteca escolar. Dispõe também de arquivos de jornais, revistas, enciclopédias, gramáticas e dicionários em línguas diversas, obras literárias nacionais e internacionais, atlas, mapas, livros infantis, infanto–juvenis e gibis para crianças. Dispõe ainda de material em dvd e vhs.

Durante minha visita, conversei com a Bibliotecária Josefa Sena Nery da Silva, uma simpatia de pessoa. Josefa é pós-graduada em Organização de Bibliotecas Públicas e Escolares e mesmo já tendo se aposentado, continua atuante realizando um bom trabalho no âmbito de bibliotecas escolares.

De acordo com Josefa a Biblioteca é bem movimentada e acontece em seu interior uma série de atividades, dentre as quais: reunião de grupos para realização dos trabalhos escolares, projetos de incentivo a leitura,  exposições e etc.

Gostei muito de visitar a Biblioteca do Colégio Militar Dom Pedro II em Brasília e fiquei satisfeita também por ver atuando uma bibliotecária tão experiente e apaixonada pela profissão.

A você Josefa e também a direção do Colégio Militar Dom Pedro II. agradeço imensamente a atenção a mim dispensada e a contribuição dada ao Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras.

Fotos: Soraia Magalhães e Leonardo Barros