BRASÍLIA: PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE


Considerada um marco da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília, a capital do Brasil com seus  monumentos criados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é uma cidade que marca pelo visual e pela efervescência de acontecimentos.

Estando morando nas proximidades de Brasília (em Águas Claras), a ideia de fazer essa postagem, surgiu do desejo de criar uma seção de memórias e acrescentar algo na seção Patrimônios da Humanidade, pois sendo Brasília uma cidade patrimônio, pensei em destacá-la, mas contando um pouquinho sobre minha ligação com o lugar.

A primeira vez que coloquei os pés fora de Manaus, o destino era Brasília, o ano 1985 e os companheiros: Shirley Anne Abreu do Nascimento, Lúcio Carril, Lizardo Paixão e Astrid Lima, amigos que continuam fazendo  parte de minha vida até hoje. Naquele período passeamos pelos principais pontos turísticos e fizemos algumas das imagens que estão contidas nessa postagem. Éramos muito jovens e sonhadores por um país mais justo.


Havíamos saído de Manaus com destino a Belo Horizonte onde participaríamos do Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas - UBES. 

Nossa passagem aérea era até Brasília e de lá, seguiríamos para Belo Horizonte de ônibus. Sem nada planejado acabamos participando de um seminário da Confederação Nacional de Teatro Amador - CONFENATA. Na época, tínhamos envolvimento em atividades teatrais e foi um ganho a mais essa experiência. 


O evento aconteceu em Taguatinga e foi assim que conhecemos um pouco mais do Distrito Federal...
 
Agora, tantos anos passados e moradora do DF, todos os dias venho a Brasília e sinto que gosto cada vez mais dessa cidade. Muito especial poder ver ao longe os locais onde estão concentrados o Teatro Nacional, o Museu Nacional, a Biblioteca Nacional de Brasília e os demais espaços arquitetônicos...

De tudo, o que sei é que continuo achando que Brasília tem encantos e ainda me surpreende. E o incrível é  que tenho encontrado aqui muitos dos meus amigos...

Imagens: acervo pessoal de Soraia Magalhães

Comentários