PROGRAMA ARCA DAS LETRAS – TAMBÉM FAÇO PARTE!

O Arca das Letras é um Programa vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Foi idealizado e estruturado pela Bibliotecária Cleide Soares e desde 2003 vem atuando de forma a aplacar as dificuldades de acesso à informação de muito brasileiros que vivem no meio rural do Brasil.

Sempre admirei e acompanhei a distância o trabalho realizado pelo Arca das Letras e confesso que sonhei um dia fazer parte dessa equipe que toca com paixão a ideia de levar o incentivo a leitura para as regiões mais distantes do país.

Tanto sonhei e batalhei que desde abril de 2013, passei a integrar a equipe do Arca das Letras, agora sob a coordenação da Professora Maria Dione Ferreira, pessoa super apaixonada pelas possibilidades de incentivo a leitura, que tem se esmerado com sua equipe para levar para as mais distantes regiões do país, apoio na implantação e dinamização das bibliotecas rurais.

Tendo iniciado minha atividades como consultora no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA em finais de abril, pude conhecer durante esse curto período, a estrutura do Programa, suas dificuldades e suas conquista, que não são poucas.

Uma dessas conquistas é estar completando dez anos de existência nesse ano de 2013 e chegar a essa idade levando um modelo de biblioteca com acervos formados por livros de áreas técnicas, didáticas, acervos literários e infantis, bem como a proposta de ações culturais e informacionais para as populações que vivem no campo.

A imagem abaixo foi feita durante meu primeiro dia de atividade junto a Maria Dione Ferreira e Elizabeth Ribeiro, atuais gestoras do Programa Arca das Letras.

Escrevo de Belém (PA), daqui a pouco seguirei com o pessoal da Delegacia Federal do MDA, para o município de Oeiras do Pará onde serão entregues mais seis bibliotecas Arcas das Letras. Estou muito feliz por também fazer parte disso!

Fotos: Soraia Magalhães