BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS - TAGUATINGA - DISTRITO FEDERAL


Iniciei às caçadas às bibliotecas do Distrito Federal e na última semana tive a oportunidade de conhecer duas, sendo uma escolar e outra pública.

A pública foi a Biblioteca Machado de Assis de Taguatinga, que para a minha surpresa faz parte do Espaço Cultural de Taguatinga que envolve área para teatro, biblioteca pública, biblioteca braille e a Academia Taguatinguense de Letras.   


A área reservada para o complexo cultural é amplo, infelizmente não deu para conhecê-lo pois dediquei o pouco tempo que tinha à Biblioteca Pública. Sobre esta, o Blog Biblioteca Pública de Taguatinga aponta que foi
Criada a partir da utilização do galpão de marcenaria do antigo Colégio EIT, a biblioteca inicialmente como comunitária e em 1991 foi inaugurada como Biblioteca Pública de Taguatinga. Possui um acervo de aproximadamente 35.000 livros ativos, além de oferecer um Telecentro com acesso à Internet, Videoteca (C/DVD's), periodicamente oferece oficinas de Artesanato e Inclusão Digital. Participa também de eventos na rua com o Projeto Biblioteca na Rua.
O espaço da Biblioteca é muito bom, possui amplo salão onde estão concentrados acervo, mesas, cadeiras e computadores. O que mais gostei foi ver que havia bom número de pessoas estudando, lendo e utilizado seus próprios equipamentos eletrônicos e/ou da biblioteca. 




A Biblioteca possui uma espécie de mezanino onde foi instalada uma videoteca, ao que parece, grande parte do acervo de Cds e DVDs é oriundo de doações da própria comunidade.



Em minhas visitas às Bibliotecas sempre procuro conversar com o bibliotecário responsável, infelizmente soube que não há neste momento nenhum bibliotecário respondendo pelas atividades no local.

A Biblioteca Machado de Assis de Taguatinga funciona de segunda à sexta-feira no horário das 08 às 22 horas e aos sábados das 09 às 17. Para se associar é preciso trazer apenas uma foto 3x4, comprovante de residência e fazer a doação de dois livros de literatura ou 1 DVD original.


O Governo do Distrito Federal possui uma Rede de Bibliotecas Públicas - RBP/DF, gostaria de ir aos poucos visitando cada uma dessas bibliotecas para apresentá-las aqui no Caçadores de Bibliotecas...


 Foto: Soraia Magalhães e Leonardo Barros

Comentários

  1. Soraia, fiquei sabendo que o governo do Df não realiza concursos para bibliotecários, por isso que não existem profissionais da área por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais do que na hora de lutarmos para mudar essa realidade!

      Excluir
  2. Muito bom, irei me associar lá. Obrigada pelas informações :)

    ResponderExcluir
  3. É qualquer DVD original?Filme, série ou documentários?

    ResponderExcluir
  4. Recebe livros didáticos do Fundamental I?

    ResponderExcluir
  5. A Biblioteca de Taguatinga é excelente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAZ DE BIBLIOTECA - DIREITOS DO LEITOR, POR DANIEL PENNAC

EU NÃO TENHO O HÁBITO DA LEITURA...

BIBLIOTECA PÚBLICA DE CAETÉ, MG