COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II (CMDPII) - BIBLIOTECA


Conforme comentei na postagem anterior, comecei a visitar bibliotecas no Distrito Federal e tentarei apresentá-las com boa margem de tempo. É que tendo visitado tantas bibliotecas entre 2011 e 2012 e não conseguindo apresentá-las havia tomado a decisão de passar um período sem realizar visitas.

Mas  sendo difícil resistir e já tendo visitado novamente, tentarei me disciplinar e postar logo as informações mais atualizadas. Desse forma, segue dados sobre a Colégio Militar Dom Pedro II (CMDPII) e sua Biblioteca. Colégio Militar Dom Pedro II, de acordo com informações contidas em seu site é:
...uma escola de característica hibrida (pública e privada) subordinada à Diretoria de Ensino e Instrução (DEI) pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi inaugurada no dia 21 de fevereiro de 2000 com o propósito de oferecer Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, visando à promoção de um ensino de qualidade por intermédio de uma educação transformadora e inovadora, preservando os princípios de civismo e patriotismo, bem como as tradições históricas do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, contribuindo para o desenvolvimento e formação do educando e seu preparo para o exercício da cidadania...
O Colégio em si possui excelente estrutura e sua biblioteca funciona em um amplo prédio distribuído em três ambientes. Há espaço para estudo individual e em grupos, sala de vídeo, computadores com acesso à internet, entre outros.




Uma das coisas que adoro quando visito uma biblioteca é ver o público fazendo uso do espaço e dos serviços e nesse dia havia um pequeno grupo de estudantes que gentilmente permitiu que eu fizesse as imagens aqui publicadas. 


A Biblioteca possui cerca de 18.000 mil títulos distribuídos em diversas áreas para atender o público específico de biblioteca escolar. Dispõe também de arquivos de jornais, revistas, enciclopédias, gramáticas e dicionários em línguas diversas, obras literárias nacionais e internacionais, atlas, mapas, livros infantis, infanto–juvenis e gibis para crianças. Dispõe ainda de material em dvd e vhs.


Durante minha visita, conversei com a Bibliotecária Josefa Sena Nery da Silva, uma simpatia de pessoa. Josefa é pós-graduada em Organização de Bibliotecas Públicas e Escolares e mesmo já tendo se aposentado, continua atuante realizando um bom trabalho no âmbito de bibliotecas escolares.


De acordo com Josefa a Biblioteca é bem movimentada e acontece em seu interior uma série de atividades, dentre as quais: reunião de grupos para realização dos trabalhos escolares, projetos de incentivo a leitura,  exposições e etc.


Gostei muito de visitar a Biblioteca do Colégio Militar Dom Pedro II em Brasília e fiquei satisfeita também por ver atuando uma bibliotecária tão experiente e apaixonada pela profissão. 

A você Josefa e também a direção do Colégio Militar Dom Pedro II. agradeço imensamente a atenção a mim dispensada e a contribuição dada ao Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras.

Fotos: Soraia Magalhães e Leonardo Barros

Comentários

  1. Soraia você está de parabéns, é muito bacana o seu empenho em retratar a realidade de bibliotecas espalhadas Brasil afora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabíola, gosto muito de realizar esse trabalho. Fico feliz quando recebo um comentário solidário e carinhoso assim como o seu. Valeu!

      Excluir
  2. Isto é um grande exemplo de cidadania, que estimula a população a procurar o conhecimento tão necessário a todos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Soraia!!! Lindo o trabalho que você realiza!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimos, palavras de incentivo fazem muito bem. OBRIGADA!!!!, Valeu viu Cassandra Diniz!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAZ DE BIBLIOTECA - DIREITOS DO LEITOR, POR DANIEL PENNAC

EU NÃO TENHO O HÁBITO DA LEITURA...

BIBLIOTECA PÚBLICA DE CAETÉ, MG