BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS - TAGUATINGA - DISTRITO FEDERAL

Iniciei às caçadas às bibliotecas do Distrito Federal e na última semana tive a oportunidade de conhecer duas, sendo uma escolar e outra pública.

A pública foi a Biblioteca Machado de Assis de Taguatinga, que para a minha surpresa faz parte do Espaço Cultural de Taguatinga que envolve área para teatro, biblioteca pública, biblioteca braille e a Academia Taguatinguense de Letras.

A área reservada para o complexo cultural é amplo, infelizmente não deu para conhecê-lo pois dediquei o pouco tempo que tinha à Biblioteca Pública. Sobre esta, o Blog Biblioteca Pública de Taguatinga aponta que foi
Criada a partir da utilização do galpão de marcenaria do antigo Colégio EIT, a biblioteca inicialmente como comunitária e em 1991 foi inaugurada como Biblioteca Pública de Taguatinga. Possui um acervo de aproximadamente 35.000 livros ativos, além de oferecer um Telecentro com acesso à Internet, Videoteca (C/DVD's), periodicamente oferece oficinas de Artesanato e Inclusão Digital. Participa também de eventos na rua com o Projeto Biblioteca na Rua.
O espaço da Biblioteca é muito bom, possui amplo salão onde estão concentrados acervo, mesas, cadeiras e computadores. O que mais gostei foi ver que havia bom número de pessoas estudando, lendo e utilizado seus próprios equipamentos eletrônicos e/ou da biblioteca.

A Biblioteca possui uma espécie de mezanino onde foi instalada uma videoteca, ao que parece, grande parte do acervo de Cds e DVDs é oriundo de doações da própria comunidade.

Em minhas visitas às Bibliotecas sempre procuro conversar com o bibliotecário responsável, infelizmente soube que não há neste momento nenhum bibliotecário respondendo pelas atividades no local.

A Biblioteca Machado de Assis de Taguatinga funciona de segunda à sexta-feira no horário das 08 às 22 horas e aos sábados das 09 às 17. Para se associar é preciso trazer apenas uma foto 3x4, comprovante de residência e fazer a doação de dois livros de literatura ou 1 DVD original.

O Governo do Distrito Federal possui uma Rede de Bibliotecas Públicas - RBP/DF, gostaria de ir aos poucos visitando cada uma dessas bibliotecas para apresentá-las aqui no Caçadores de Bibliotecas...

Foto: Soraia Magalhães e Leonardo Barros