BIBLIOTECA MUNICIPAL JAIME CÂMARA - PALMAS - TOCANTINS


No dia em que o Caçadores de Bibliotecas completa três anos, quase não tive tempo para festejá-lo, contudo estando em Palmas, no Tocantins, registrei a visita realizada à Biblioteca Municipal Jaime Câmera e agora, mesmo já tão tarde me esforço para marcar esse momento que é tão especial.

A Biblioteca funciona no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, local que concentra também o Theatro Fernanda Montenegro, o Centro de Criatividade e a Sala Sinhozinho.


O espaço não estava em atividade. É que em vista do incêndio acontecido em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a Superintendência de Defesa Civil Municipal, após realizar vistorias, observou irregularidades e visando a segurança da população fechou todos os espaços que deverão passar por reformas.


Na oportunidade, conversei com a Bibliotecária Socorro Corrêa, que me recebeu com a maior simpatia e apontou que o espaço da Biblioteca quando em atividade chegava a receber por mês cerca de 2000 usuários. 

Segundo Socorro, atuam no espaço da Biblioteca quatro funcionários efetivos (sendo dois bibliotecários) e apesar de haver também estagiários percebo serem poucos profissionais, afinal a Biblioteca funciona no horário das 8 as 22 horas. 

Em termos de serviços, oferece apenas empréstimo local e domiciliar e quanto ao acervo, me chamou a atenção o fato da Biblioteca não dispor ainda de computadores interligados a internet, bem como o material não estar informatizado...

Apesar de tudo, foi muito bom visitar esse espaço, pois era minha intensão estar em uma nova biblioteca no aniversário do Caçadores e se possível, conhecer mais uma bibliotecária e também outra realidade. Uma pena não poder fotografar as dependências dessa Biblioteca...

Sobre Tocantins: duas constatações tristes...o Estado está sem Biblioteca Pública Estadual e também não dispõe de um arquivo público...Peço ao Governador Siqueira Campos que olhe com atenção esses problemas e que especialmente no campo da Biblioteca, faça com que se cumpra o que recomenda o Manifesto da Unesco para Bibliotecas Públicas...


Fotos: Hayssa Rodrigues

Comentários

  1. Infelizmente a Biblioteca Jaime Câmara está sendo retirada do Espaço Cultural depois de tantos anos.

    ResponderExcluir
  2. Segundo informaçoes do proprio site da prefeitura, "A Biblioteca Municipal Jaime Câmara será transferida para a Região Norte da Capital, local de grande densidade populacional. Porém, mais duas bibliotecas estão em construção, uma na Quadra 1303 sul, no Espaço Mais Cultura, e outra no Morada do Sol II, no Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU. O local da atual biblioteca será transformado em uma galeria de arte."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando os gestores deveriam estar criando mais e mais bibliotecas, andam para trás e desabilitam uma que já tem identidade com a cidade.

      O Espaço Cultural José Gomes Sobrinho é enorme e não seriam necessário destituir a biblioteca em prol de uma galeria de arte...se quisessem abarcaria todas as formas de conhecimento deixando a biblioteca e construindo um espaço para a galeria...

      Lamentável...

      Excluir
  3. Eu não sabia que a biblioteca iria sair do espaço cultural, é uma pena, por que na região em que moro aqui em Palmas não temos uma biblioteca, essa era a mais perto, Palmas não possui muitos pontos de cultura nas regiões de Taquaralto e das Aurenys, eu moro na Aureny 3 e não consigo ler um livro, pois não temos uma biblioteca publica, as escolas da região não emprestam, além do que as que emprestam tem poucos livros, é muito difícil para uma viciada em livros conseguir sobreviver aqui, o jeito e recorrer aos ebooks, só que não é a mesma sensação de ler um livro de papel.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz quando vejo que as pessoas encontram a informação da Biblioteca Municipal Jaime Câmera em atividade e questionam sobre o local, assim sinto que de alguma forma meu trabalho auxilia na comunicação e quem sabe na possibilidade de gerar reflexão. Obrigada por sua mensagem, uma pena não ter se identificado.

    ResponderExcluir
  5. Postagem interessante.. Vai ajudar bastante no meu projeto de pesquisa.. =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário