TEATRO DA INSTALAÇÃO - ESPAÇO CULTURAL EM MANAUS

O Teatro da Instalação é um bonito prédio remanescente da Belle-Époque que se chamou outrora "CASA HAVANEZA" e de acordo com informações colhidas no site do Governo do Estado "foi inaugurado em dia 6 de maio de 2001, com a Ópera dos Três Vinténs, de Weill e Brecht, durante o V Festival de Ópera".

Ontem vivi uma primeira experiência nesse teatro que foi super positiva. Tive o privilégio de encontrar com amigos queridos para assistir ao espetáculo “DentroFora”, da Companhia In.Co.Mo.De-TE, que participa do Projeto “Palco Giratório” do Sesc.

Com entrada gratuita, a peça trata de relações entre uma mulher e um homem que se encontram presos cada qual numa caixa. Eles não se veem, mas dialogam por meio de metáforas onde refletem sobre lembranças, imobilidade e o receio do novo.

O Teatro da Instalação tem capacidade para receber até 217 pessoas. Possui um bar, contudo sem atendimento. Está localizado bem em frente a Biblioteca Padre Agostinho Caballero Martin (ou Casa da Cultura) na rua da Instalação.

O espaço é muito interessante, mas creio que se faça necessário um programa de divulgação mais intenso voltado para os teatros de pequeno porte em Manaus. Como temos a sorte de possuir o magnífico Teatro Amazonas, talvez demos menos importância a espaços como estes, que precisam contudo ser melhor aproveitados e divulgados.

Lembro que na década de 80 era comum o uso de botons que dizia VÁ AO TEATRO. Seria bom retomar essa ideia e fazer uma grande movimentação em prol de uma cultura de apreciação dessa arte em Manaus.

São sempre ricos e engraçados os encontros com Katty Nunes, Gutemberg Praia, Luana Gomes, Sebastião Alves e David Carvalho, mas especialmente hoje dedico essa postagem a querida Luana Gomes!

Fotos: Soraia Magalhães e Sebastião Alves