MUSEU THÉO BRANDÃO - MUSEUS NO BRASIL

Um dos espaços culturais mais interessantes que conheci em Maceió foi o Museu Théo Brandão que está localizado em frente a praia da avenida num belíssimo prédio histórico.

O Museu é considerado referência por possuir rico e amplo cervo de arte popular e seu nome se deve a uma homenagem ao médico e folclorista Theotônio Brandão Vilela, cuja coleção, composta por fotografias, folhetos, livros e outros foi doada à Universidade Federal de Alagoas e compõe grande parte da exposição.

Além do acervo museológico, vale a pena observar a arquitetura do casarão, seus três andares e salas, seu assoalho e escadaria, o porão com grandes vigas expostas e, na varanda do piso superior, a bela vista para o mar.

Do acervo, as coisas que mais me chamaram atenção foram os enormes bonecos de carnaval, as obras de cunho religioso e as telas do artista plástico e sanfoneiro Vicente Ferreira de Lima, que apresenta temas vinculados ao povo das pequenas cidades. Alegres e ritmados, seus personagens parecem dançar nas telas. Pena que essa era uma exposição temporária...

Mas a surpresa maior foi descobrir uma biblioteca especializada no Museu. Infelizmente não conversei com a bibliotecária responsável, pois ela não estava, mas adorei ver que haviam usuários pesquisando em obras sobre a cultura local. Para esse espaço farei uma postagem a parte visando divulgar de forma mais caprichada, a existência de mais uma biblioteca.

Endereço: Avenida da Paz, 1490, Maceió Alagoas
Horário de Funcionamento:
Terça à sexta-feira: 9h às 12h e 14 às 17h
Sábados e domingos: 15h às 18h

Fotos: Soraia Magalhães
Foto Fachada: Disponível em: http://www.lava.med.br/SBACVAL2009/SBACV2009_Fotos_AL/Paraisodasaguas.htm