CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESTADUAL DO IDOSO - BIBLIOTECAS EM MANAUS

O Centro Estadual de Convivência do Idoso, localizado no bairro de Aparecida, é um espaço destinado a oferecer atividades de entretenimento, lazer, cultura e outras atividades que possam favorecer os direitos de cidadania aos idosos da cidade de Manaus.

O Centro possui uma biblioteca destinada a prestar serviços a todos os seus frequentadores, num espaço bonito, bem iluminado, climatizado e com ótimo acervo formado por livros de diferentes áreas do conhecimento, com ênfase para literatura e obras amazonianas.

Quando visitei a biblioteca conversei com a jovem Leomara Gama que é estudante do curso de Letras e responsável pelo atendimento no horário da tarde. Ela comentou que a maioria dos usuários que frequentam a biblioteca vêem em busca dos jornais diários. Naquele dia, porém haviam dois usuários, sendo que um lia jornal e o outro, o livro “Senhora” de José de Alencar.

O leitor do livro era o Senhor Dalmir Tavares Bastos, de 70 anos que aproveitou para se queixar do fato de não ser permitido empréstimo domiciliar e enfatizou que “Livro fechado não desperta o senso crítico de ninguém. Livro tem que estar aberto.”

Sua sugestão é que a Coordenação de Bibliotecas do Estado crie um serviço de empréstimo, pois em sua opinião tornaria mais confortável o exercício da leitura. Ele acredita que dessa forma muitas pessoas viriam mais vezes à biblioteca que possui excelentes livros no acervo.

Este espaço é definido como sala de leitura e não possui profissional com curso superior responsável para mobilizar atividades além dos serviços de referência. Questiono a definição, pois fisicamente é uma biblioteca, e em termos de serviços poderia oferecer muito mais...
.

O Centro Estadual de Convivência do Idoso está localizado na Rua Wilkens de Matos, esquina com a Rua Alexandre Amorim, Bairro Aparecida – Manaus. Funciona das 8 às 12 e das 14 às 18.

Fotos Soraia Magalhães