PALÁCIO MARECHAL FLORIANO PEIXOTO - MUSEUS NO BRASIL

Em visita ao centro histórico de Maceió, conheci o Palácio Marechal Floriano Peixoto (MUPA), que nos dias atuais faz parte do “conjunto arquitetônico dos Martírios”, tombado pelo Patrimônio Estadual junto a outros importantes prédios históricos.

O Palácio, trás o nome do segundo presidente da república do Brasil, Marechal Floriano Peixoto que era alagoano. Inaugurado em 1902, foi por muitos anos residência e palácio do governo e, somente em 2006 foi transformado no Museu Histórico de Alagoas.

Além do aspecto arquitetônico (que vale muito a pena apreciar), o público visitante tem acesso a ricas coleções de cristais, pratarias, móveis antigos, bem como as belíssimas telas de Rosalvo Ribeiro (1865-1915), artista plástico alagoano.

Há também espaço para exposições permanentes que ressaltam outras personalidades ilustres desta terra, como o escritor, poeta e jornalista Ledo Ivo ou o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda.

Da janela do Palácio se tem uma impressionante vista para a igreja do Bom Jesus dos Martírios, que foi inaugurada em 1885, além de outros importantes espaços culturais.

As visitas ao Palácio podem ser feitas toda terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h; quartas das 8h às 21h; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h – todas com o acompanhamento de guias. A entrada é gratuita

Fotos: Soraia Magalhães