MUSEU NACIONAL DE ANTROPOLOGIA DO MÉXICO - CIDADE DO MÉXICO

Fui a Cidade do México em outubro de 2010 participar do VII Congresso Internacional de Transporte Sustentável e, claro aproveitei para conhecer vários espaços culturais nessa surpreendente cidade.

Uma das visitas foi ao Museu Nacional de Antropologia, um dos mais importantes do mundo nesse segmento, que possibilita uma visão da história de várias civilizações. Desde a entrada, o local impressiona por dispor de uma grande escultura em forma circular que jorra abundante água próximo às pessoas.

O Museu Nacional de Antropologia do México está localizado no parque de Chapultepec, uma região muito bonita. Possui várias galerias divididas por tipos de civilizações e regiões e em cada sala há uma quantidade significativa de peças.

Possui vários pontos altos como, por exemplo, a Pedra do Sol, uma escultura circular que apresenta inúmeras informações sobre o mundo maia, fator que faz com que os mais místicos acreditem que indica dados sobre o fim dos tempos.

Tive a sorte de ter por guia Álvaro Galvez, um arqueólogo mexicano que gentilmente me explicou muito sobre os povos no período pré-hispânico e as culturas Olmecas, Zapotecas, Teotihuacanos, Maias e outros.

Conhecer esse Museu foi como participar de uma aula, inclusive vendo de perto peças que já conhecia por imagens de livros e revistas.

É um Museu fantástico, o único problema (que considerei uma lástima) foi ter pedido a oportunidade de conhecer também a Biblioteca Pública José Vasconcelos, uma das mais modernas e bonitas do mundo...é que sendo o Museu de Antropologia enorme e as explicações tão vastas, acabamos perdendo o horário...

P.S O Museu possui uma biblioteca mas no dia da visita estava fechada.

Fotos: a primeira foto está disponível em: http://alidepoisdaesquina.blogspot.com/2011/01/mexico-cidade-do-mexico-museu-de_30.html

Outras imagens: Soraia Magalhães e Alvaro Galvez