LER PARA CRESCER NA AMAZÔNIA - INCENTIVO À LEITURA

Soube das ações do Ler para crescer na Amazônia durante o I Fórum de Gestores de Bibliotecas Comunitárias de Manaus, que ocorreu em junho de 2010 com o objetivo discutir o papel das bibliotecas comunitárias e as ações de seus gestores na cidade de Manaus. Foi um momento muito especial de aprendizado que me levou a conhecer a Professora Elisa Machado que realiza importante trabalho relacionado a esse segmento de bibliotecas no Brasil.

Nesse evento, a idealizadora do Ler para Crescer na Amazônia, Elaine Elamid apresentou sua experiência, contudo por algum motivo não pude ouvir sua fala. Mandei tempos depois uma mensagem para o seu blog e foi por meio desse contato que ela me convidou para participar da Assembléia de fundação do Instituto Ler para Crescer. O projeto, que tem inspiração na pedagogia de Paulo Freire, em seus seis anos de existência já auxiliou na criação de cinco bibliotecas que fazem uma articulação com as comunidades estimulando as práticas de leitura.

A Assembleia para a criação do Instituto ocorreu no dia 28/08/2011, às 15 h e lá encontrei também além da bibliotecária Ana Maria Morais Castelo, outras pessoas que se identificam com esse belo trabalho. Após a leitura e aprovação do Estatuto e a aclamação da Diretoria, o Instituto ficou assim constituído: Presidente - Merllyk, Vice - Tommaso, Primeiro Tesoureiro - Paula; Segundo Tesoureiro - Bruna; Primeiro Secretario -Elaine; Segundo Secretário - Suzyanne. Claro que me predispus a participar e contribuir e então passei a fazer parte do conselho fiscal.

Em breve estarei apresentando dados sobre cada uma das bibliotecas criadas, bem como outras novidades que forem acontecendo. Aproveito para agradecer o convite feito pela Elaine e para lhe dizer que experimentei um domingo diferente conhecendo ações que nos levam a pensar que podemos fazer muito em prol do estímulo à leitura.

Quem quiser contribuir para o fortalecimento desse trabalho entre em contado com Elaine Elamid no email: elainelamid@gmail.com