CENTRO CULTURAL PALÁCIO DA JUSTIÇA - MUSEU EM MANAUS

Pode-se dizer que um dos mais importantes prédios históricos da cidade de Manaus é o Palácio da Justiça, que está localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, bem em frente ao Teatro Amazonas e nos dias atuais está aberto à visitação pública.

Inaugurado em 1900, foi sede do judiciário amazonense por mais de cem anos, mas teve sua função ajustada para atender a vida cultural da cidade e desde então vem oferecendo além de visitas guiadas que possibilitam conhecer o espaço de um dos mais bonitos prédios da Belle Époque, variadas atividades culturais como exposições temporárias, mostra de filmes, apresentações musicais e ações de júri simulado, realizadas por alunos dos cursos de Direito (em atividades restritas).

O espaço funciona como um grande museu e abriga ainda um Gabinete de Leitura, que possui um acervo de 1.038 volumes constituído em sua maior parte por obras de Direito que podem ser consultadas.

Confesso que quando menina, estudante do Instituto de Educação do Amazonas – IEA, ao passar em frente ao Palácio da Justiça sentia enorme curiosidade, contudo, devido à sua imponência, jamais me atrevi a adentrar e somente quanto transformado em espaço cultural pude conhecê-lo. Imagino que isso aconteça com muitos amazonenses que talvez ainda não saibam que esse espaço é nosso e que deve ser usufruído por todos.

Sempre oriento aos visitantes a prestarem atenção num dado curioso sobre o edifício. É que a escultura representando Têmis, a deusa da justiça, posicionada na parte superior do prédio, foi edificada com os olhos abertos segurando uma balança desnivelada. A imagem convencional da justiça é representada por uma mulher com os olhos vendados e que segura uma balança equilibrada. Em Manaus, a nossa Têmis é diferente!

No dia em que realizei essas imagens, estava comigo minha irmã Iara Magalhães. Foi muito interessante a alegria e o interesse dos estudantes da Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt  pelo espaço e a história do lugar. (Alguns conosco na imagem abaixo).

Fotos: Soraia Magalhães e Iara Magalhães
Foto da Fachada: Henrique de Borda (Panoramio)

Av. Eduardo Ribeiro, 833 – Centro
Visitação de terça a sábado, das 9h às 16h e domingo, de 16h às 21h