BIBLIOTECAS VISITADAS EM LIMA, PERU, 2024


Havia me proposto a apresentar ao menos um post por mês com o resumo das bibliotecas que havia visitado no período, mas no mês de fevereiro de 2024, não consegui cumprir em vista da demanda de trabalhos, apresentei apenas a visita a cidade de Planaltina, contudo também deveria ter comentado sobre minha viagem a Lima, no Peru ou sobre a visita realizada a Biblioteca Central da Universidade de Brasília.

Para não deixar passar demais o fluxo, apresento em poucas palavras o registro sobre minha estada em Lima, que teve por fim, ampliar visões sobre a cidade onde havia estado por primeira vez em 2011. Dessa vez, um dos principais objetivos era conhecer a Biblioteca Nacional do Peru, mas também revistar outros espaços,  apreciar a deliciosa comida peruana e celebrar com Peter os anos de nossa primeira viagem juntos, que aconteceu justamente em Lima. 

Para a ocasião, comecei a reler ainda no Brasil o livro "As travessuras da menina má", de Mario Vargas Llosa e gostei bem mais dessa segunda leitura, pois já conhecia a trama e sabia que os personagens do livro, viveram na região de Miraflores onde ficamos hospedados em 2011 e onde também ficaríamos nessa nova oportunidade. 

Diferente da viagem ao Peru realizada em 2011, onde percorremos de carro várias cidades e conhecemos suas bibliotecas, dessa vez tive menos tempo, tendo em vista estar realizando um trabalho de consultoria e precisar escrever, fator que me fez utilizar a Biblioteca Ricardo Palma, para trabalhar por 3 dias seguidos. 

A Biblioteca Ricardo Palma foi a primeira que conheci em Lima em 2011, ela está instalada em um edifício que abriga diversos espaços culturais e utilitários. A Biblioteca passou por reformas e está mais bonita do que em 2011, inaugurada em 1955, busca se integrar aos novos tempos, possui ambiente confortável, dispõe de sinal de wifi e recebe muitos utilizadores todos os dias. Fui muito bem recebida pela Bibliotecária Kelly Cecilia C. Vásquez, sempre gentil e atenciosa. 

A segunda Biblioteca que revisitei foi no centro histórico de Lima, justamente a principal Biblioteca Pública da cidade. Instalada em um edifício icônico, já abrigou tempos passados a Biblioteca Nacional do país. O espaço é enorme!

Percorremos as diversas salas e salões e conversamos um pouco com as Bibliotecárias Karina O. Matazoglio e Fanny Candele. Ao finalzinho de nossa visita também conversamos com Cecilia Ferrer Mariátegui. Todas foram muito amáveis. 

Tinha também como um dos objetivos rever a Biblioteca Pública de Barranco. Barranco é uma bela e turística localidade que possui em sua praça principal um edifício dedicado a biblioteca. O espaço também passou por reformas e mudou a cor da fachada (gostava mais da cor anterior). Como a Biblioteca encerra suas atividades as 17 horas, chegamos faltando apenas meia hora para realizar a visita, mas fomos muito bem atendidos!


Por fim, visitamos a Biblioteca Nacional do Peru, instalada em moderno e amplo edifício, localizada no distrito de San Borja, na avenida da Poesia (que nome de rua tão bonito!). No dia em que realizamos a visita, contamos para o rapaz da portaria que eu havia participado como jurada final na 11° Concurso de Ajudas 2023 do IBER BIBLIOTECAS, e perguntamos se seria possível cumprimentar o atual presidente do IBER Bibliotecas, Boris Espezúa Salomón, chefe institucional da Biblioteca Nacional do Peru.

Não foi possível pois ele não estava, porém todas as pessoas que nos atenderam foram absolutamente amáveis em nos apresentar os espaços  por meio de uma visita guiada. Aproveito aqui para agradecer as Bibliotecárias Verônica Alegria e Lourdes Vivas por toda atenção e tempo que nos dedicaram e também por todos os presentes. O final de nossa visita foi muito emocionante pois fomos convidados a prestigiar apresentações de danças de jovens e adolescentes na área térrea do edifício. Bonito trabalho de integração com a comunidade. 

Das experiências vividas nesse período em Lima, destaco também por fim, a beleza de Huaca Pucllana, sítio arqueológico que conta com mais de 1.500 anos e está instalado em meio a área urbana da capital. Para mim, que sonhei ser arqueóloga, ter diante de meus olhos espaços que foram e continuam sendo estudados de forma a revelar o passado das antigas civilizações, sempre me emociona. 


Vou preparar diversos vídeos curtos sobre os lugares que visitei e irei aos poucos acrescentando as coisas por aqui!

O Peru é um adorável país e eu espero poder regressar e percorrer outras regiões, pois é cercado por uma energia vibrante e sua história guarda instigantes tesouros. Sou muito grata ao meu querido Peter por ter me apresentado tantas das belezas que sempre lhe encantaram.  

Confira aqui alguns lugares que visitei no Peru em 2011: 

BIBLIOTECA PÚBLICA DE LIMA - PERUBIBLIOTECA PÚBLICA DE BARRANCA
CASA DA LITERATURA PERUANA

Comentários

  1. Exelente información de las bibliotecas visitadas !!! Enhorabuena !!!

    ResponderExcluir
  2. Uau! Parecem que foram visitas marcantes. Fiquei com vontade de visitar também.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Muchas gracias por compartir sus aventuras en nuestro país y aprender tanto de sus viajes, siempre encantada de oír sus aventuras y me mantengo en contacto esperando saber más de sus viajes

    ResponderExcluir

Postar um comentário