BIBLIOTECA SALOMÃO MALINA


Assim como acontece em tantos anos de Caçadores de Bibliotecas, não tenho tempo para publicar sobre todos os espaços que visitei, por isso tentei finalizar 2023 com os espaços que mais me inspiraram e resolvi fechar com a Biblioteca Salomão Malina, especializada em ciências sociais e humanidades e que está instalada em um bonito espaço na área central de Brasília. Para melhor visualização do espaço fiz um vídeo em meu Canal do YOUTUBE.


Com um espaço muito agradável, climatizado, bem iluminado, está localizada no CONIC, pertinho da rodoviária de Brasília. O espaço oferece vários serviços, inclusive acesso a Internet, clube de leitura, sessões de cinema, etc. 

Visitei o espaço em setembro de 2023 quando pude conhecer a Bibliotecária Thalyta que me recebeu muito bem e que sabendo da minha coleção de carteirinhas de bibliotecas, adquiridas ao longo da passagem por tantas bibliotecas, também me deu uma de presente (uma carteirinha da Biblioteca Salomão 😀).



...

Quanto tinha 16 anos comecei a me aproximar de ações ativistas, pensadas de forma a criar uma sociedade mais igualitária, foi um tempo em que fazia o segundo grau no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), também fazia Teatro e tinha minha amiga Shirley Anny muito junto a mim, depois vieram, Astrid, Carril, Lizardo, João Thomé e tantas outras pessoas que militavam no Partido Comunista Brasileiro. Não passei muito tempo, quando me tornei mãe me dediquei ao ofício, contudo, de alguma forma, cada um de nós seguiu sonhando por um Brasil mais justo e inclusivo. 

Minha forma de continuar na luta seguiu por meio das bibliotecas, especialmente as públicas, por isso encerro esse post deixando aqui a introdução do MANIFESTO DA IFLA PARA AS BIBLIOTECAS PÚBLICAS, onde aponta que:


"A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento social e individual são valores humanos fundamentais. Tais valores só vão ser alcançados por meio da capacidade de cidadãos bem informados exercerem seus direitos democráticos e desempenharem um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem de uma educação de qualidade e do acesso livre e ilimitado ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação. 

A biblioteca pública, porta de acesso local ao conhecimento, fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, a tomada de decisão independente e o desenvolvimento cultural de indivíduos e grupos sociais. Ela sustenta sociedades saudáveis baseadas em conhecimento fornecendo acesso e permitindo geração e compartilhamento de conhecimento de todos os tipos, incluindo conhecimento científico e regional sem barreiras comerciais, tecnológicas ou legais." ... veja o texto completo aqui

...



A visita à Biblioteca Salomão Malina me fez recordar minha juventude, inclusive encontrei ali o livro
"Encontro de sonhos: história do PCB ao PPS no Amazonas", de José Maria Gomes Monteiro, que narra elementos desse tempo.


 



Comentários