IBER BIBLIOTECAS, CONCURSO DE AJUDAS, VENCEDORES 2023


Que ações potentes desenvolve o Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas, IBERBIBLIOTECAS

O Programa, entre tantas coisas tem por fim promover "o acesso livre e gratuito à leitura e à informação para todas as pessoas, sem discriminação, através da formação de uma rede Ibero-americana de cooperação entre bibliotecas públicas que permite gerar sinergias e aumentar os recursos para o benefício comum de todos os países e cidades vinculados."

Considerado a maior rede de bibliotecas da Iberoamérica, possui como objetivos estratégicos a proposta de "Fortalecer a formulação e implementação de políticas públicas para bibliotecas nos países e cidades membros e fortalecer o trabalho das bibliotecas junto às comunidades para o cumprimento da Agenda 2030.

O trabalho tem atenção voltada para os seguintes membros (países): Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Peru e Cidades: Medellín (Colômbia) e Quito (Equador).


Por que estou apresentando informações sobre IBERBLIOTECAS? 

Primeiramente por que todos os anos, o Iberbibliotecas realiza uma convocatória de ajudas que tem favorecido o fortalecimento de bibliotecas públicas e comunitárias vinculadas aos países e cidades membros. A iniciativa, que já distribuiu mais de 2 milhões de dólares para fortalecer bibliotecas, esse ano de 2023 recebeu o total de 125 projetos, dos quais 59 foram aprovados para a fase final de avaliação.   

Eu venho acompanhando a distância as ações de IBERBIBLIOTECAS, lendo, vendo e imaginando o quanto incentivos dessa natureza podem impactar as transformações para pessoas que se beneficiam de bibliotecas, sejam públicas ou comunitárias e confesso que sempre sonhei em fazer algo vinculado a esse trabalho. 

Talvez por tanto desejar isso, de alguma forma o desejo se tornou real e esse ano fui selecionada para participar da etapa final de avaliação da Convocatória de Ajudas. O processo envolveu uma mesa de avaliação externa dos quais fizeram parte Adriana Maria Betancur (Colômbia), Oskar Hernández Pérez (Espanha) e eu Soraia Magalhães, aqui do Brasil.

O trabalho de avaliação foi intenso, pois envolvia muitas leituras, sendo que apenas 9 projetos eram em língua portuguesa, todos os demais (50) eram em língua espanhola, mas foi uma experiência muito especial e que envolvia a determinação e o compromisso de ser o mais justa possível. 

Com esse post quero agradecer ao Conselho Intergovernamental IBERBIBLIOTECAS pela oportunidade e pela confiança, bem como agradecer a Adriana e Oskar pelas trocas de informações e diálogos travados durante as reuniões, ambos foram muito generosos. 

No dia 19 de dezembro de 2023 foi anunciado o resultado do Concurso de Ajudas, veja aqui a lista de projetos contemplados. O vídeo sobre a divulgação dos resultados está disponível no Youtube: 




É isso! Vivi nos últimos meses uma experiência muito relevante e que me favoreceu conhecer projetos inspiradores sobre incentivo à leitura e bibliotecas em diferentes países, projetos que podem gerar excelentes resultados.

Parabenizo a IBERBIBLIOTECAS pelo trabalho e em especial a todas as pessoas envolvidas nos 21 projetos vencedores. 



Comentários

Postar um comentário