BIBLIOTECA DO MINISTÉRIO DA CULTURA, 2023

A imagem é de setembro de 2023, quando tive a oportunidade de dar uma passadinha no Ministério da Cultura (MINc) e pude ver sua Biblioteca Especializada. Havia conhecido tempos atrás outro espaço, mas não cheguei a publicar aqui no blog. O outro local era bem mais amplo, mais bem equipado. Apesar dessa constatação, foi bom saber que passado o vendaval de destruição que acometeu a cultura do país entre o final de 2016 a 2022, a biblioteca ainda existia.

Atualmente a Biblioteca do MINc está instalada em uma sala na área térrea do Prédio do Ministério da Cultura, na Esplanada dos Ministérios.

De acordo com informação sobre um site que aponta a Biblioteca do MINc:

[...] tem o intuito de preservar a memória institucional e prover o acesso ao público interessado. O acervo reúne aproximadamente 22 mil volumes, com ênfase nas áreas de Políticas Culturais, Cultura Popular, Patrimônio Cultural, Artes (fotografia, arquitetura, pintura, desenho, música, dança), Literatura, entre outras.

Geralmente quando visito uma biblioteca, converso com alguma pessoa responsável pelo espaço, contudo essa visita foi mesmo muito rápida e somente aproveitei para registrar o espaço. Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre o ambiente.

O ano está encerrando e eu gostaria de ter publicado muito mais informações sobre bibliotecas visitadas, espero poder ampliar esses dados em 2024.