SELMA LAGERLÖF, NA BIBLIOTECA PROVINCIAL DE CÁDIZ

Quando em visita à Biblioteca Pública Provincial de Cádiz, na Espanha, em 2014, havia acabado de realizar a leitura do livro "A saga de Gösta Berling", da autora sueca Selma Lagerlöf, por indicação do querido Peter Janzon, por isso, influenciados por toda a magia que envolve os livros dessa autora, perguntamos se haviam ali alguns de seus títulos, foi assim que além de obtermos uma excelente visita guiada, estabelecemos e mantivemos comunicação com a Bibliotecária Gemma García.

Era um sonho meu e de Peter ver algumas das bibliotecas visitadas referendar o trabalho de Selma Lagerlöf e por esforço de Peter e empenho de Gemma, foi possível concretizar o princípio desse sonho, ao qual apresento nesse post elementos da exposição organizada na Biblioteca Pública Provincial de Cádiz em favor dos laureados com prêmios Nobel de Literatura, bem como um espaço reservado especialmente à escritora Selma Lagerlöf.

Selma  Lagerlöf, viveu entre os anos de 1858 e 1940, tendo sido a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1909. Em 2016 apresentei nesse blog um pequeno post comentando sobre as leituras que havia feito de 3 de seus livros. Nos dias atuais, já li muito mais e me sinto sempre motivada a divulgar sua obra que é bastante admirada em Portugal, mas tão pouco difundida no mercado editorial brasileiro.

E foi através de trocas de emails que Gemma e Peter deram passos para o que apresento aqui: uma exposição sobre autores laureados pelo Nobel de Literatura e com ênfase a uma das mais importantes obras de Selma .

O mérito é de Gemma, mas vale destacar o entusiasmo de Peter por empreender esforços junto a Academia Sueca, tendo recebido a cordial atenção do Bibliotecário Kristian Fredén (eu comentei sobre ele e o Museu Nobel nesse post), na obtenção de materiais (cartazes, marcadores de livros, folhetos) que ficaram disponibilizados junto às obras de diversos autores ganhadores do Prêmio, em diferentes anos.

Conforme se pode observar na imagem acima, a exposição dedicada a Selma na Sala Infantil da Biblioteca de Cádiz, tende a tocar o  sentimento, pois recria o cenário de "A maravilhosa viagem de Nils Holgersson através da Suécia", por meio de figuras de Playmobil.

A ação contou com a colaboração de @_lalectora_ que realiza bonito trabalho reproduzindo cenas de livros por meio de peças de Playmobil. Vale seguir e acompanhar seu perfil no Instagram.

A exposição está envolta por pequenas delicadezas, pois além de informativa, apresentando ilustrações e o mapa da Suécia, trouxe a tona uma edição da obra de Nils Holgersson, datada de 1954 e um ticket de empréstimo daquela época, além de edições mais modernas junto a outros suportes, como DVDs de desenhos animados.

Por email, Gemma ao comunicar sobre a exposição e percebendo nosso grande interesse pela divulgação da obra de Selma Lagerlöf, apontou que o livro de Nils será lido em janeiro de 2020 pelo Club de lectura Online a través de Instagram@clubclasicosjuveniles.

De tudo aqui contido, devo assegurar que foi uma alegria tremenda ver concretizada uma ideia, bem como perceber que um ato pode levar a outros tantos. Gemma e Peter estão de parabéns e devo dizer que seria maravilhoso se todas as bibliotecárias e bibliotecários tornassem reais ideias simples assim.

Fotos: Biblioteca Provincial de Cádiz