CRIANÇAS GANHAM ESPAÇO NA CASA DE LAS CONCHAS - SALAMANCA

A Biblioteca Pública Casa de las Conchas, localizada em Salamanca é considerada um dos ícones da cidade seja por sua arquitetura emblemática ou pela quantidade de ações culturais e informativas que desenvolve.

Em 2014 eu fiz um post comentando sobre as várias dependências dessa Biblioteca, hoje porém escrevo apenas para divulgar uma novidade: a criação de um cantinho reservado para atender o público infantil. Estive lá na inauguração e em segunda visita fiz também novos registros.

O espaço está disponível no horário das 16h às 21h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 10h às 14h ou seja, quando pais e/ou responsáveis tem tempo para acompanhar seus filhos.

Conta com livros voltados para faixas etárias até 12 anos, mas estão previstos a realização de várias atividades voltadas para mediação da leitura. Nos dois dias em que visitei o espaço em distintos horários haviam sempre pessoas encantadas com os novos serviços.

Desde que comecei a frequentar a Casa de Las Conchas, sentia falta dessa atenção voltada para o público infantil, haja vista considerar que bibliotecas públicas devem ser pensadas para atender a todos.

O bom é que agora, além de usufruir da riqueza do acervo para adultos também poderei emprestar livros infantis, há preciosos títulos com ilustrações maravilhosas.

A Biblioteca Casa de las Conchas é um espaço cultural que se projeta no ambiente da cidade por sua localização privilegiada, por estar instalada em edifício que possui mais de 500 anos e que se ressignifica por sua história, cultura e por oferecer na sua área interna aspectos de jovialidade. O ambiente está sempre cheio de estudantes, leitores, pesquisadores, turistas. É uma das mais vivas Bibliotecas que conheci nos quase 9 anos de andanças com o blog Caçadores de Bibliotecas.

Gosto de registrar minha passagem por bibliotecas e por isso deixo duas imagens possibilitam perceber a expressão de alegria por encontrar esse cantinho. (Grata a Rosa por fazer a foto).

...

Mas nem tudo são flores no campo do livro e leitura até mesmo aqui em Salamanca,  é que esse ano a prefeitura local, decidiu não mais permitir a realização da Feira do Livro na Praça Mayor (área de maior concentração turística), ação que a meu ver e de muitos que se manifestaram contrários repercute como perda para a cidade que tem a cultura como principal cartão de visita.

Veja outros posts sobre espaços e ações realizadas na Casa de Las Conchas:

CASA DE LAS CONCHAS: PÁTIOS DE EXPOSIÇÕES
NÉLIDA PIÑON, BIBLIOTECA CASA DE LAS CONCHAS